Timboenses na posse do Bolsonaro

Altair e Marli Valt saíram de Timbó, percorreram 4 mil quilômetros de carro e assistiram de perto a posse de Jair Bolsonaro em Brasília

Por Aline Christina Brehmer 14/01/2019 - 16:43 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Foram 4 mil quilômetros de estrada e um total de 48 horas de viagem, mas valeu a pena – pelo menos é o que garante o casal timboense Valt. Altair e sua esposa Marli embarcaram no carro no dia 30 de dezembro rumo à Brasília, especialmente para acompanhar de perto a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, que aconteceu no dia 1º de janeiro.

“Nós chegamos lá às 16h e conseguimos acompanhar os melhores e principais momentos. Não vimos nem 10% do que as pessoas em casa assistiam na televisão, mas a emoção, a sensação que tivemos junto àquele mar de gente, isso não vamos esquecer nunca”, garante Altair.

Ele compara o sentimento daquele dia ao mesmo que se sente quando está assistindo ao vivo um jogo de futebol. O casal optou por ficar em frente ao Palácio para acompanhar a subida na rampa. Não faltaram registros daquele momento nos celulares, mas o melhor de tudo ficou guardado na memória, principalmente quando se fala em segurança.

 “Nem água podia ter junto”, revela Altair

Altair diz que no hotel de 20 andares em que ele e sua esposa se hospedaram, logo na cobertura, havia um atirador de elite posicionado desde o dia 31 a noite. “Vi ele chegando com uma mala preta e roupa camuflada. Ele pegou o elevador e eu, curioso, fui atrás ver o que era. Quando cheguei na cobertura ele estava já arrumando as coisas. Assim como ele, havia muitos outros atiradores com suas armas espalhados pelas coberturas de Brasília, foi impressionante”, diz.

E no dia 1º não foi diferente. Somente para acompanhar a posse, Altair comenta que cada pessoa que estava lá passou por nada menos do que cinco revistas: a tradicional, feita manualmente, e outras quatro, passando por detectores de metais.

“Eu e minha esposa chegamos a ver até míssil, mas estava longe de nós. Havia milhares de pessoas e, com a situação que aconteceu ano passado, com certeza existia o receio de um outro atentado contra o Bolsonaro, mas felizmente nada disso aconteceu e tudo deu certo. Não nos deixaram entrar com nada lá, nem mesmo água”, confidencia.

 Ao vivo e a cores

A confiança na eleição de Bolsonaro era tanta que eles tinham reservado o hotel antes mesmo do primeiro turno. Para o casal, o dia 1º de janeiro de 2019 se tornou especial não somente pelo fato de estarem lá, vendo tudo ao vivo e a cores, mas pela forma como as coisas foram conduzidas. O discurso em libras feito pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, emocionou e encantou quem estava presente.

“Foi tudo muito bonito, uma possa completamente diferente. Sem dúvida nós pensamos em assistir esse momento de novo e, na próxima vez, vamos sair mais cedo. Há muita coisa para ver quando se está lá, inúmeros detalhes. Foi incrível”, garante.

Altair e a vida política

Altair sempre foi envolvido com política, tanto que já chegou a se candidatar como vereador em Timbó. Para ele, o que moveu essa viagem foi um único sentimento: esperança.

“Temos uma perspectiva otimista em todas as áreas e sentidos, até porque o que não falta no Brasil hoje são problemas. Mas o ano começou já com uma reação positiva do próprio mercado, inclusive internacional. Vejo esse governo com bons olhos”, revela.

Para ele, a política está presente em todos os setores da vida e por isso o dever do eleitor e cidadão não termina na urna, pelo contrário, é onde ele começa. “Com certeza não iremos apenas aplaudir não, vamos cobrar, ser rigorosos, acompanhar e fiscalizar. Ao mesmo tempo, é preciso entender que não é um presidente apenas que vai mudar as coisas, isso é também missão do povo. Temos força, vez e voz, precisamos fazer uso disso de forma consciente e coletiva”, alerta.