Tamires Radatz vence o Tour Feminino do Uruguai

A equipe feminina de ciclismo AVAÍ F.C./FME Florianópolis/APGF estreou a temporada de 2019 com uma vitória inédita: o Tour Feminino Internacional do Uruguai

Por Aline Christina Brehmer 25/01/2019 - 11:32 hs
Foto: Divulgação/Internet

Esta foi a 3º edição do Tour, realizado no período de 17 a 20 de janeiro na cidade de Minas, capital do Departamento de Lavalleja. A competição foi disputada em 4 etapas e um contrarrelógio, com percursos entre 70 e 110km, e contou com a participação das principais equipes uruguaias e outras da Argentina, Paraguai, e Brasil, que foi representado pela equipe AVAÍ F.C./FME Florianópolis/APGF e FUNVIC Pindamonhangaba.

A primeira etapa foi vencida pela uruguaia Ana Seijas, que andou escapada por boa parte do dia e conseguiu se manter até o final. Tamires chegou logo atrás, junto ao pelotão principal. Na segunda etapa a indaialense ficou em 5º após disputar um sprint final acirradíssimo com as principais atletas da classificação geral, que acabou sendo vencido pela brasileira Luciene Silva, da Funvic/Pindamonhangaba. Mais tarde no mesmo dia foi disputado um Contrarrelógio Individual (CRI) de 8,7km, que Tamires venceu com 17 segundos de vantagem sobre a segunda colocada.

No terceiro dia foi disputada a penúltima e mais longa etapa, com 103km. Depois de muitos ataques ao longo do dia, o pelotão chegou junto e esticado ao final, com vitória da argentina Maribel Aguirre. Tamires manteve a liderança na classificação geral, agora com 12 segundos de vantagem.

Na quarta e última etapa, a campeã aguentou a pressão da liderança em uma disputa muito apertada com a brasileira Luciene Silva, que estava em 2º lugar na geral e disposta a conseguir virar o jogo atacando no final e vencendo. No entanto a atleta de Florianópolis conseguiu manter a liderança por apenas um segundo, assegurando o título de campeã do 3º Tour Feminino do Uruguai.

“Essa vitória significa muito pra mim e para a equipe. Viemos almejando esse resultado há três anos e evoluímos muito a cada ano, como equipe. Esse ano vim muito confiante para o contrarrelógio, minha especialidade e consegui abrir uma boa vantagem e passei a ser a líder, conquistando a camisa rosa”, detalha Tamires.

Após conquistar o Ranking Nacional por equipes e o Campeonato Brasileiro de CRI em 2018, a equipe chegou mais madura, entrosada e preparada para essa temporada. O retorno para o Brasil com uma vitória logo na primeira prova do ano certamente anima todas para continuar nesta posição de destaque nacional.