Empresa de Blumenau instala irrigador no telhado para amenizar o calor

Equipamento funciona com água reaproveitada da chuva e, de acordo com o proprietário, reduz em até 12 ºC a temperatura do ambiente

31/01/2019 - 17:04 hs
Foto: Divulgação/Internet

O calorão não deu trégua essa semana em Blumenau. A temperatura que chegou a 40,7 ºC na quarta-feira em Blumenau, com sensação térmica que foi bem além disso, muitos habitantes da terrinha desbravada por Dr. Hermann Bruno tiveram de se virar nos 30 para aliviar a ardência que vinha do tempo seco e do sol.

Dentro das empresas, porém, é difícil aliviar o abafamento causado pelo astro rei. E naquelas em que o trabalho impede a colocação de aparelhos de ar-condicionado, surgem algumas soluções alternativas para evitar o calor. Foi o que fez uma empresa de etiquetas e brindes metálicos situada no bairro Vorstadt, em Blumenau.

Para evitar que o ambiente de trabalho de transformasse em uma grande sauna, o proprietário Carlos Wagner, o Alemão, instalou um irrigador no teto de alumínio. O sistema joga água sobre o telhado e, de acordo com Alemão, chega a diminuir em até 12 ºC entre a telha e o ferro. Já a temperatura no ambiente chega a ficar até 5 ºC mais baixa.

"Ah, mas gasta muita água".

Nada disso. A água utilizada é reaproveitada das chuvas, armazenada, e bombeada em dias de calor como nesta quinta-feira em Blumenau.

Só para se ter ideia, às 15h os termômetros do AlertaBlu no Parque Ramiro Ruediger chegaram à marca de 40,7 ºC. A previsão, inclusive, é de trovoada para o fim da tarde na cidade.

Fonte: Santa