Câmara de Indaial inaugura sistema de energia solar

Sistema fotovoltaico deve gerar cerca de 94% da energia consumida anualmente pela Câmara

Por Aline Brehmer 01/02/2019 - 10:30 hs
Foto: Solarsou Soluções em Energia
Câmara de Indaial inaugura sistema de energia solar
A instalação dos módulos fotovoltaicos foi idealizada pelo vereador Osvaldo Metzner (Santo Antônio)

A Câmara de Vereadores de Indaial começou a utilizar nesta semana o sistema de energia fotovoltaica (energia solar). São 134 placas (módulos fotovoltaicos), capazes de gerar, em média, 3.999 kWh de energia mensal.

Segundo o engenheiro eletricista Eduardo Deschamps, responsável pelos projetos básico e executivo da obra, o sistema fotovoltaico deve gerar cerca de 94% da energia que anualmente é consumida pela Câmara. Até o ano passado, o Legislativo Indaialense gastava cerca de R$40 mil por ano com energia elétrica.

Investimento

A instalação dos módulos fotovoltaicos foi idealizada pelo vereador Osvaldo Metzner (Santo Antônio), presidente da Casa no biênio 2017/2018. Para ele, que seguiu o exemplo da Câmara de Pomerode e de países como a Alemanha, a instalação do sistema de energia solar “vai trazer economia e sustentabilidade ao município”.

O valor total para a elaboração do projeto e execução da obra foi de R$ 191.550,00. Apesar do custo parecer elevado, o retorno do investimento deverá ocorrer em até cinco anos, levando em consideração a economia de energia mensal com a instalação do sistema, a tarifa de eletricidade vigente e eventuais aumentos.

Sistema fotovoltaico

Instalados na cobertura da Câmara de Vereadores, os módulos fotovoltaicos captam a radiação solar e a transformam em corrente contínua. O inversor, outro equipamento que faz parte do sistema fotovoltaico, converte a corrente contínua (energia solar) em corrente alternada (energia elétrica), e a fornece para a rede elétrica.

A energia gerada pelo sistema fotovoltaico é consumida primeiramente pela Câmara e o excedente segue para a rede das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), gerando um crédito em kWh. “Esse crédito é utilizado para abater o consumo da Câmara durante a noite, ou quando a geração solar é insuficiente, como em dias nublados ou chuvosos”, esclareceu o engenheiro.