Obras da Cooper Timbó a todo vapor

Após análises e perícias, foi comprovado pelo MP que a empresa não está cometendo nenhum crime ambiental, liberando-a para dar andamento à construção da filial no bairro Capitais

Por Aline Brehmer 08/02/2019 - 15:45 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso
Obras da Cooper Timbó a todo vapor
A partir desta semana a empresa foi liberada pelo MP para dar andamento à construção da Cooper de Ti

Foram mais de cinco meses de espera, mas a partir desta semana a Cooper foi autorizada para dar andamento à construção de sua filial em Timbó, na Avenida Aristiliano Ramos, esquina com a rua Rio de Janeiro, no bairro Capitais.

Conforme explica o promotor da 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Timbó, doutor Alexandre Daura Serratine, perícias compraram que não havia nenhum crime ambiental sendo cometido no terreno onde o supermercado será construído.

“Houve uma denúncia de que haveria nascentes nesse terreno. Nós realizamos perícias e constatamos que não havia nada. Porém, como a pessoa que denunciou tinha direito de recorrer, ela o fez. Então o caso foi à Florianópolis, para ser analisado pelo Conselho Superior do Ministério Público de lá. Novamente a perícias e análises feita pelos procuradores de justiça confirmaram que não há nenhuma nascente no local, então a Cooper foi autorizada a continuar sua construção”, esclarece.

Além dessa, outra denúncia teria sido feita com relação ao Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado pela empresa ao município. Segundo o denunciante, o projeto não estaria obedecendo aos trâmites legais.

Diante da acusação, o MP, prefeitura e a Cooper se reuniram novamente para discutir e chegar a uma decisão que não prejudique o povo timboense. As obras foram retomadas nesta semana e estão na fase de terraplanagem.

300 empregos diretos

Em uma reunião realizada entre os empresários da Cooper e a prefeitura de Timbó em 2017, quando o projeto foi apresentado, o presidente do Conselho de Administração da Cooper, Hercílio Schmitt, disse que a nova loja de Timbó terá 15.150,95 mde área construída, num terreno de 7.989,71 m2. Irá promover mais de 200 empregos diretos, com cerca de 25.000 itens à venda.

Terá aproximadamente 300 vagas de estacionamento para veículos motorizados e mais 24 vagas para bicicleta. Com 12 caixas normais, oito caixas rápidos e quatro caixas de autoatendimento (o próprio cliente passa os produtos no caixa e efetua o pagamento).

R$ 25 milhões em investimento e inovação

Serão investidos, segundo Schmitt, cerca de R$ 25 milhões na nova loja da Cooper de Timbó, com 100% deste valor de recursos próprios. “Será uma das lojas mais modernas que nós já construímos com três pisos, escadas rolantes, iluminação natural (a única loja da rede que terá), estação de chope, café, padaria e confeitaria, Farmácia Cooper e a Cooper Pratic - uma sala para reuniões e cursos aos cooperados”.