Jean fala sobre sua doença e estado de saúde

Após uma viagem ao Mato Grosso, Grundmann acabou contraindo leptospirose e segue fazendo tratamento

Por Aline Christina Brehmer 15/02/2019 - 11:24 hs
Foto: Rafael David/Jornal Café Impresso
Jean fala sobre sua doença e estado de saúde
Prefeito entrou de licença nesta semana e retorna às atividades dia 20 de março

Era para ser um fim de ano divertido, com lazer, rodeado de sua família e dos amigos – mas o inesperado aconteceu. Em uma viagem ao Mato Grosso Jean Grundmann, que é prefeito de Benedito Novo, estava junto de outras 35 pessoas, entre elas, sua esposa e o filho pequeno.

Eles passaram alguns dias lá e, em um deles, decidiram fazer rafting – uma escolha que Grundmann não iria repetir se tivesse a chance. Foi através da realização desse esporte radical que ele acabou contraindo uma doença grave: a leptospirose.

Ela foi se desenvolvendo e fortalecendo em seu organismo até o dia 11 de janeiro deste ano, quando ele descobriu que a dor no corpo e a febre não eram um resfriado, malária, dengue ou Febre Amarela, como os médicos desconfiavam até então.

“A leptospirose demora até 14 dias para se manifestar. Quando fizemos o rafting aquela água era barrenta e estávamos em quatro botes. Jogamos água uns nos outros, mas fui o único que contraí a doença. Claro que, na ocasião, nem me passou pela cabeça que isso pudesse acontecer”, reflete.

Delírio e medo

Segundo Grundmann, seu diagnóstico acabou demorando um pouco para ser acertado justamente pelos sintomas iniciais, que foram febre e dor na garganta – comuns em muitas outras doenças.

“Fui tratado por resfriado. A sorte foi que algo no meu tratamento realmente ajudou, porque quando saiu o diagnóstico certo, que veio de Florianópolis, eu já estava melhor e nem tinha começado o tratamento ideal ainda, que agora realizo no Hospital Beatriz Ramos (HBR), em Indaial”, esclarece.

Mas mesmo com o estado de saúde estável, os momentos de dor e medo nunca serão esquecidos – principalmente os que foram vividos por Grundmann e sua família no dia 15 de janeiro.

“Era uma terça-feira. Eu estava ruim desde sábado e, quando chegou esse dia, eu simplesmente não aguentei mais. Comecei a sentir dor na nuca, no abdômen e nas costas, e elas eram muito intensas. Meu movimento do pescoço chegou a ser paralisado e eu atingi os 41ºC de febre. Cheguei a delirar. Naquele dia fiquei com medo, senti que talvez não fosse aguentar mais de verdade”, desabafa.

A doença teve tempo suficiente para se desenvolver a ponto de afetar bastante o fígado e os rins de Grundmann. “O corpo não retém mais o ferro agora, então tive que fazer dietas, ingerir alimentos com bastante ferro. Emagreci três quilos no total, mas foi mais em consequência da doença mesmo, porque durante cinco dias não consegui comer e fiquei só na base do soro. Agora, felizmente, minha anemia já está normalizada. A única coisa que ainda não está 100% é o fígado, que não está com todas as funções em pleno funcionamento”, diz.

De licença até março

Diante de tudo o que Grundmann viveu nas últimas semanas, ele diz que sua licença da prefeitura, que começou nessa quarta-feira, dia 13, é justamente para poder cuidar da saúde e se recuperar completamente.

O prefeito faz questão de reforçar que todo o seu atendimento e tratamento foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), elogiando os serviços prestados no setor.

“Muitas pessoas não sabiam que eu era prefeito, então posso garantir que não houve qualquer preferência ou nada assim. O pessoal que trabalha na área da saúde aqui na região se mostrou muito comprometido, foram atenciosos e prestaram serviço com excelência”, destaca.

Em novo ritmo

A licença de Grundmann vai até o dia 20 de março. Para ele, um dos motivos determinantes pelo qual acabou sendo o único da viagem a “pegar” a doença está ligado também à sua imunidade e resistência, que foram afetadas devido ao intenso ritmo de trabalho do ano passado.

“Acredito que nada seja por acaso em nossa vida. Já estava pensando em diminuir o ritmo das atividades e mudar minha rotina, curtir mais tempo em família, momentos de lazer com amigos, e é o que vou fazer, até porque minha família também foi diretamente afetada por toda essa situação, todos nos assustamos muito. Graças a Deus nada mais grave aconteceu, mas a leptospirose é uma doença que pode paralisar completamente o fígado e rins, perdendo as funções do corpo. Acredito que toda a situação tenha servido como um alerta e, sem dúvida, entendi o recado. Mas claro que isso não vai interferir na minha missão de prefeito aqui na cidade, até porque já no dia 25 deste mês vou a Brasília com outros servidores para resolver algumas questões pendentes. Aproveitando esse gancho, quero deixar meu agradecimento à comunidade, que me mandou mensagens de melhoras e se preocupou com meu estado de saúde. Volto no mês que vem com força e dedicação total”, garante.

O que é a leptospirose?

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem). Febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos são alguns sintomas. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte. Os antibióticos combatem a infecção.