Marchetti sugere aplicativo na área da saúde

Vereador Douglas Marchetti faz indicação para a implantação de sistema de agendamento de consultas via aplicativo para a saúde

Por Aline Christina Brehmer 15/02/2019 - 13:56 hs
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Timbó

“A saúde deve ser prioridade em qualquer gestão pública”, diz o vereador Douglas Marchetti. Esta é a pasta que mais vem chamando atenção e gerando preocupação para o parlamentar desde a metade do ano passado.

Na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 12, Marchetti apresentou uma indicação que fez ao executivo para que seja feito um estudo para implantar em Timbó um sistema de informação, por meio de aplicativo de celular, disponibilizando à população um sistema de agendamento de consultas junto à Policlínica de Referências e Unidades de Saúde dos bairros.

Este sistema permitiria ainda que os usuários do SUS tivessem acesso à diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde, otimizando, desta forma, as vagas existentes e oferecendo atendimento mais agilizado.  

“É um sistema que funciona em Blumenau e acredito que poderia ser aplicado em nossa cidade. Assim os pacientes não esquecem mais as consultas e ficam por dentro de muitas informações. É algo que traria tecnologia à saúde e otimizar tempo, trazer praticidade a comunidade e também facilitar a comunicação com as pessoas”, acredita o vereador.

A indicação já foi encaminhada à Prefeitura. “Entregar saúde de qualidade é um dos grandes desafios dos gestores públicos. O acesso facilitado às plataformas digitais facilita o trabalho de informação necessário para agilizar o atendimento da população, principalmente na área da saúde. As informações sobre a disponibilidade de consultas deixariam a população muito mais informada, ficando clara a situação da realidade do tempo de espera pelo procedimento e, ainda, as filas de espera nas Unidades de Saúde diminuiriam gradativamente. Com isso as pessoas ficariam mais tranquilas e haveria maior cobrança no sentido de exigir um serviço cada vez mais eficiente da administração pública, democratizando a informação e dando publicidade sobre a demanda existente na área da saúde”, esclarece Marchetti.