Comitiva de Albiano visita Rio dos Cedros

Grupo, que veio da Itália, passou seis dias na cidade

Por Aline Christina Brehmer 22/02/2019 - 13:46 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

A cidade de Rio dos Cedros recebeu neste mês uma comitiva de Trentinos proveniente de Albiano, na Itália, que é conhecida como a cidade do pórfido – pedra utilizada em praças e pavimentações na Europa.

A comitiva, entre outras pessoas, contou com a presença da Sindaco Erna Pisetta, do Vice Sindaco Edj Ravanelli e Piergiorgio Pisetta e outros conselheiros e secretários.

Dessa cidade vieram diversas famílias para Rio dos Cedros, como os de sobrenome Odorrizi, Felippi, Nicolodelli, Marchetti, Pisetta e Negri, por exemplo.

Este intercâmbio entre cidades Coirmãs/Gemellaggio iniciou em 2001, com o prefeito Marildo Felippi. Sete anos depois foram recebidos pelo então prefeito Dodo. Em 2009 foi o prefeito Fernando Tomaselli quem esteve em Albiano. Em 2013, um grupo de jovens veio participar da Pré-Jornada Mundial da Juventude. Em 2017 foi a vez do prefeito Marildo ir até Albiano e, neste ano, eles vieram até o Brasil.

Visitas e esclarecimentos

As ações iniciaram no dia 8 deste mês com o Ato Solene no Museu da Imigração, que contou a presença de autoridades e comunidades, reunindo aproximadamente 100 pessoas.

Após o Ato oficial, os convidados foram recepcionados no Novo Espaço, em São José, onde também marcaram presença os grupos que cantaram canções trentinas.

No último dia 11 a agenda iniciou na prefeitura, onde a comitiva recebeu uma explanação da estrutura administrativa e política do Executivo e do Legislativo riocedrense. Eles visitaram empresas da cidade e a Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini. Em seguida, conheceram a região Serrana (Alto Cedros e Palmeiras) e visitaram uma propriedade agrícola.
Fizeram, também, visitas oficiais nos municípios de Nova Trento, Rodeio e Timbó.

“É importante ente intercâmbio entre as duas cidades com o objetivo de troca de experiências na área administrativa, politica, infraestrutura, urbanismo e outras áreas. Além, claro, de fortalecer a nossa cultura e a nossa tradição. Pretendemos avançar em projetos que envolvam a educação e cultura”, destaca o prefeito.

Ele também lembra que a comunidade de Albiano, sensibilizada pela catástrofe ocorrida em 2008, doou dez mil euros à cidade, que foram empregados na construção de uma ponte na comunidade de São Bernardo. “Rio dos Cedros é eternamente grata por esse gesto de solidariedade e apoio. Fez toda a diferença”, agradece Felippi.