Doutor Pedrinho

Plano de governo em ação

31 Março 2017 16:32:11

Aline Christina Brehmer
Foto: Rafael David
Simoni Mércia Mesch Nones (PMDB), prefeita de Doutor Pedrinho

Há pouco mais de 90 dias, Simoni Mércia Mesch Nones (PMDB) foi eleita prefeita no município de Doutor Pedrinho. Já durante a campanha, em outubro do ano passado, sua proposta era clara: valorizar a cidade, reestruturar os serviços, trabalhar pelo avanço e fazer com que os munícipes sentissem orgulho do local onde moram. O primeiro passo desse planejamento já foi dado.

“O mais difícil é reestruturar. Temos algumas pendências para resolver dos anos passados, mas tudo a seu tempo. Estamos focados na mudança e viemos para isso, garante Simoni.

Ônibus escolar

A prefeita esclarece uma modificação realizada no que diz respeito ao ônibus escolar na cidade. “Até o ano passado, era permitido que qualquer pessoa utilizasse o transporte escolar, porque o município é de grande extensão e possui vários bairros, a utilização do ônibus era uma espécie de ‘carona’ que as pessoas tinham”, diz. Ela explica que a cidade não tem nenhum meio de transporte coletivo, porém, foi necessário interromper o uso do transporte escolar para qualquer pessoa que não seja estudante.

“A Lei não permite isso e, se houver qualquer denúncia, poderíamos até mesmo perder os ônibus que fazem parte do programa federal Caminhos da Escola, por irregularidades no uso. Estamos apenas seguindo a Lei, se antes era permitido, com certeza não era algo legal e nunca poderia ter sido feito, e este caso já está sendo resolvido conversando com as pessoas a respeito desta situação. Por isso que o diálogo é tão importante entre poder público e comunidade”, garante.

Resgate de valores

A realização de atividades culturais e esportivas já iniciaram e tiveram um retorno positivo, através da ampla participação e envolvimento dos munícipes. Houve o primeiro passeio ciclístico no mês de março e também foi dado início ao Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2017. “Reviver e resgatar esse sentimento de patriotismo é necessário. Fazer com que as pessoas sintam orgulho de ser daqui”, garante Simoni.

Nas escolas também já há mudanças acontecendo, como as escolinhas de futebol, que contam com a presença de um professor de Educação Física dando assistência aos alunos 40 horas por semana. “Vamos trabalhar também com a terceira idade incentivando a prática de esportes e lazer garantindo-lhes assim, uma saúde de qualidade. Há diversas situações que estamos formulando junto às secretarias”, adianta a prefeita.

Viagem à Brasília

Na primeira viagem que fez até Brasília, Simoni diz que os resultados foram muito positivos. Muitas emendas foram assinadas, mas, no fim, consta que as mesmas estão com ‘contingenciamento’, ou seja, aguardamos a confirmação do repasse dos recursos. “Por isso, estamos esperando para ver o que chega e, aí sim, anunciar o que vai ser feito”, explica.

Regionalização do Turismo

Ainda durante a viagem realizada até Brasília, Simoni comenta que conversou com Marx Beltrão, Ministro do Turismo, o qual comentou que o turismo caminha para a regionalização. “Se trata de uma união com Benedito Novo, Timbó e demais municípios vizinhos, para fazermos um projeto em conjunto. Quando isso acontecer e os projetos estiverem de fato formados, os recursos vindos do ministério do turismo ficam mais acessíveis”, garante. Doutor Pedrinho atualmente participa do Círculo Vale Europeu de Ciclismo, além de fazer parte do Mapa do Turismo.

Exames de sangue

“Há 15 anos já estavam sendo solicitados equipamentos para realizar a coleta de sangue aqui na cidade. Na última viagem que fizemos à Brasília, conseguimos junto ao ministério da Saúde a automatização do laboratório Bioquímico Municipal. A prefeita diz que para realizar as mudanças no Posto de Saúde estão aguardando agora a liberação do recurso. A prefeitura possui no quadro uma farmacêutica bioquímica que fará o processo de coleta e análise.

“A implantação desta automatização vai economizar muito aos cofres da prefeitura em relação as viagens que eram feitas com o material coletado até ao laboratório mais próximo, e tempo também, principalmente para quem aguarda o resultado”.

Melhorias na educação

Uma importante ação da Prefeitura neste ano foi reabrir a Unidade de Educação Infantil (UEI) Frei Antônio Carlos Rechia, localizada na comunidade de Forcação, às margens da SC 477. No local, estão sendo atendidas crianças de três até os cinco anos da idade. “É um local mais retirado e essa UEI estava desativada há quatro anos. Os pais tinham que tirar as crianças de casa para leva-las até o jardim de outro bairro. Avaliamos a situação e chegamos à conclusão de que reativá-la era algo muito necessário”, explica Simoni. Foi feita a reestruturação do local e organização para que o mesmo voltasse a funcionar. “Ver a felicidade da comunidade é recompensador”, garante a secretária de Educação e Promoção Social, Janaina Lenzi de Castilho.

Núcleo Educacional Fritz Donner

Outras mudanças na educação foram feitas, como a biblioteca inaugurada no Núcleo Educacional Fritz Donner, que já tem 400 livros no acervo”, complementa a secretária de Educação e Promoção Social, Janaina Lenzi de Castilho. A escola também conta agora com um diretor, sendo que, até então, era administrada somente pela Secretaria de educação.

“Na primeira reunião que realizamos neste ano, 180 pais estiveram presentes. Não havia essa proximidade da comunidade antes, é muito importante levar o pai para a escola, é comprovado que com a participação deles, os estudos das crianças rendem mais”, ressalta Janaina.

Outra observação feita por Janaina e Simoni é o Plano Municipal de Educação. “Não estava com as metas de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério da Educação (MED). Estamos trabalhando em cima disso com urgência para regularizar tudo até o dia 29 de março e entregar. Se conseguirmos participar do Plano de Ações Articuladas (PAR), conseguimos com mais facilidades pleitear os recursos federais disponíveis. Através do PAR concluído já estaremos pleiteando equipamentos computacionais para nosso núcleo de educação.


Seminario

EDIÇÃO IMPRESSA

logo site branca.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Café Impresso