Timbó tem Maibaum na Praça Frederico Donner

A tradução do nome é Árvore de Maio

Por Raquel Piske/Ascom PMT 09/01/2024 - 14:19 hs
Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

Na última semana foi instalado em Timbó, na Praça Frederico Donner, um Maibaum. A tradução do nome é Árvore de Maio, pois ela é de origem europeia, que neste mês celebra a chegada da primavera no hemisfério norte. A simbologia por trás do Maibaum é justamente sobre celebração a colheita, fertilidade, organização e união.

 Seguindo a tradição, na Europa é comum encontrar Maibaums em praças centrais da cidade, como um símbolo para o comércio, artesanato, comidas locais e famílias. Desde placas pintadas, passando por esculturas em madeira, até magníficos relevos, e o mastro é pintado de branco e azul em forma aspiral, que coincidentemente são as coresda bandeira de Timbó.

Com 8 metros de altura, o Maibaum de Timbó possui arabescos de ferro forjado artesanalmente e placas de ACM. O projeto e concepção do Maibaum são de autoria do artista timboense Luiz Lenzi.

O Maibaum de Timbó é decorado com figuras que representam a indústria, o comércio, o esporte, a cultura, o turismo e a tradição da nossa cidade. Confira alguns dos elementos que fazem parte do Maibaum: a bandeira do Brasil; Guirlanda com fitas nas cores da bandeira de Timbó, a realeza da Festa do Imigrante, bandeiras de Timbó e Santa Catarina, a Orquídea “Laelia Purpurata Aço Timbó” (flor símbolo), Bem-te-vi (ave símbolo), coração do Morro Azul; Arte e Literatura; Esportes e Dança; Gastronomia ítalo-germânica; Indústria e comércio; Cultura artística musical; Tradição Religiosa dos Imigrantes; Clubes de Caça e Tiro; Colonização; Construções históricas e Brasão de Timbó.

O Maibaum é o testemunho de que a união da comunidade está visivelmente afixada.