Microexplosão é confirmada em Timbó após fortes tempestades no Vale

Foram registradas rajadas de ventos de 82,8 km/h

Por ASCOM | SDC 15/01/2024 - 08:08 hs
Foto: Defesa Civil/SC

Nesta última quinta-feira, 11, a passagem de uma frente fria e a alta disponibilidade de umidade e de calor favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades pelo estado ao longo da tarde, especialmente entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Os temporais provocaram fortes rajadas de vento, registrados em estações meteorológicas e também em vídeos feitos por moradores das cidades atingidas.

Em Timbó uma tempestade severa passou pelo município entre as 16h e as 17h, provocando uma microexplosão e causando quedas de árvores em vias públicas e residências, além de destelhamentos.

Na estação meteorológica da Defesa Civil localizada na cidade (DCSC Timbó 2), foi registrada rajada de 82,8 km/h às 16h35.

Na Figura 01 são exibidas algumas imagens dos danos reportados pelas Defesas Civis municipais, como destelhamentos em Timbó (a), deslizamento em Brusque (b) e alagamento em Corupá (c).


Na imagem de satélite é possível identificar fortes instabilidades entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, caracterizadas pelo alto desenvolvimento vertical e pelas baixas temperaturas dos topos das nuvens. Dentro desta área, se encontravam as células de tempestade responsáveis pelos danos e pelos altos volumes de chuva registrados.

A SDC recomenda, em situações de tempestades severas como  as microexplosões, sempre buscar locais abrigados, fechar janelas e portas, desligar aparelhos elétricos e, se possível, ficar em um cômodo de alvenaria. Se estiver no trânsito, pare o carro longe de postes e árvores. Se estiver em local descoberto, procure proteger a cabeça de objetos que podem ser arremessados pelo vento.

Elaborado em: 12 de janeiro de 2024 – N° 003/2024
Meteorologista: Elen Pelissaro
Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz