Combate à Dengue é intensificado com limpeza de pátio de veículos

Os veículos retirados na operação de limpeza já estavam em estado ferroso

Por Graciely Guesser Ramos 21/02/2024 - 08:30 hs
Foto: Divulgação / PMI

Devido ao aumento significativo de casos da Dengue, a Prefeitura de Indaial vem intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.

Uma das medidas realizadas foi a limpeza de pátio de veículos do Município, localizado no bairro Ribeirão das Pedras, através de uma parceria entre o Departamento Municipal de Trânsito (Demuttin) e o Detran/SC, com acompanhamento da Vigilância Municipal. 

O pátio de veículos é um dos locais que pela sua complexidade exige cuidados constantes, pois acumula água da chuva com facilidade, tornando-se propício ao criadouro do Aedes Aegypti.

Somente no pátio municipal estavam recolhidos aproximadamente 125 carros e 45 motos, veículos apreendidos por infrações de trânsito e ações judiciais. 

Os veículos retirados na operação de limpeza já estavam em estado ferroso, sem condições de ir a leilão e serem comercializados. O serviço foi realizado por uma empresa terceirizada contratada pelo Detran, que efetuará o beneficiamento dos materiais como pneus, ferragem, lataria, óleo, entre outros, para posterior reciclagem e destinação adequada. Além disso, os veículos serão baixados legalmente pelo Detran como ferroso. 

“Rotineiramente essa área já era monitorada pelo Programa de Combate à Dengue, com vistoria no pátio a cada 14 dias, assim como outros locais do Município que podem ser potenciais criadouros do mosquito”, explica a coordenadora do setor, Aline Machado dos Santos. 

“Como autoridade de trânsito meu posicionamento sempre foi pela vida. Esse pátio é um dos locais com muitos focos do mosquito e tínhamos que dar um basta nisso. Apesar de ele estar localizado no Município era necessário um convênio com o Estado para poder efetuar a retirada desses veículos legalmente. Conseguimos articular com o presidente do Detran essa operação muito importante para Indaial, que prontamente nos atendeu e entendeu a necessidade”, comenta a diretora de Trânsito de Indaial, Sheila Daiana Almeida.