SC terá evento esportivo inédito para pessoas com Parkinson

A atividade física é fundamental não só para prevenir, mas para tratar a doença

Por Roman Raiter 22/02/2024 - 09:10 hs
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
SC terá evento esportivo inédito para pessoas com Parkinson
Alessandra Meneghini (e) e Margit Mafra participaram da reunião da Comissão de Esportes e Lazer

Representantes da Associação Viva Parkinson de Blumenau e Joinville participaram da reunião da Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (21), para divulgar um evento esportivo voltado às pessoas com Parkinson.

A primeira edição dos Jogos de Integração do Parkinson será realizada no câmpus da Univille, em Joinville, nos dias 6 e 7 de abril.

De acordo com Margit Mafra, da Associação Viva Parkinson de Blumenau, o objetivo principal do evento é conscientizar sobre a importância da prática da atividade física na prevenção do Parkison e na qualidade de vida das pessoas diagonosticadas com a doença. “A atividade física é fundamental não só para prevenir, mas para tratar a doença”, afirmou.

A expectativa é que 600 pessoas participem, entre pacientes, familiares e profissionais envolvidos com o tema. Para isso, serão promovidas 22 modalidades esportivas, como basquete, padel, jogos de cassino, bocha, dança, entre outras. “Todas essas modalidades serão adaptadas”, completou Margit.

Segundo Margit, o evento é inédito no mundo e contará com participações de outros estados. “Já temos inscrições de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.”

Diagnosticada há nove anos com a doença, Alessandra Meneghini, da associação de Joinville, também destacou a importância do esporte para as pessoas com Parkinson. “Foi a atividade física que me fez estar aqui hoje, lutando por essa causa e contribuindo para esse evento”, comentou. Segundo ela, estima-se que no Brasil haja 600 mil pessoas convivendo com a doença.

O deputado Fernando Krelling (MDB), presidente da comissão, destacou o ineditismo do evento e a importância da prática regular de esportes para a qualidade de vida. Ele afirmou que, no futuro, os jogos voltados ao Parkison podem fazer parte do calendário esportivo de Santa Catarina. “O poder público tem que enxergar a importância desse evento”, afirmou.

Participaram da reunião da Comissão de Esportes e Lazer os deputados Pepê Collaço (PP), Fabinao da Luz (PT), Daniel Cândido (Podemos) e Carlos Humberto (PL).