Polícia realiza operação contra fraude em licitações nas Prefeituras de Indaial e Blumenau

O esquema envolveu a apresentação de atestados de capacidade técnica possivelmente falsificados

Por Roman Raiter 12/03/2024 - 09:04 hs
Foto: PC/SC

Na terça-feira, dia 12 de março de 2024, a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, executou 12 mandados de busca domiciliar e 3 mandados de prisão temporária, visando desmantelar um esquema criminoso que prejudicou as administrações das Prefeituras de Blumenau e Indaial.

O esquema envolveu a apresentação de atestados de capacidade técnica possivelmente falsificados.

Estes documentos foram utilizados em várias licitações na Prefeitura de Blumenau e em uma licitação na Prefeitura de Indaial, relacionadas aos serviços de roçada, plantio de mudas de flores e ornamentação de espaços públicos.

Até o momento, a empresa investigada já recebeu R$ 2.215.248,00 da Prefeitura de Blumenau e R$ 1.750.039,00 da Prefeitura de Indaial, conforme registros nos respectivos portais da transparência.

A maior parte desses valores foi proveniente de licitações que envolveram a apresentação de documentos suspeitos.

Participaram da operação a Diretoria da DEIC, a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, juntamente com DECOR/DEIC, 2ª DECOR e 3ª DECOR, além dos policiais da 3ª DPR, da DPCAMI de Blumenau, e das Delegacias das Comarcas de Ascurra, Pomerode e Timbó, sob coordenação da equipe de investigação da 4DECOR.