Museu do Imigrante apresenta exposição "Povo do Sol - Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng"

Uma coleção de peças e artefatos da comunidade

Por Raquel Piske/Ascom PMT 13/03/2024 - 09:01 hs

A partir do dia 22 de março, o Museu do Imigrante de Timbó inicia a exposição "Povo do Sol - Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng", uma coleção de peças e artefatos da comunidade Laklãnõ Xokleng da Aldeia Bugio.

A mostra, que visa destacar a rica cultura e a memória do povo Laklãnõ, encerra o calendário comemorativo dos 20 anos do Museu, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer de perto sua arte, tradições e modos de vida. Serão exibidos artefatos representativos da vida cotidiana, rituais religiosos, práticas de subsistência e expressões culturais desta comunidade indígena.

Além da exposição, no dia da abertura, às 14h, está programada uma apresentação cultural na praça em frente ao Museu do Imigrante, onde alguns membros da comunidade irão compartilhar aspectos de sua cultura, com música, dança e outras manifestações artísticas.

A exposição "Povo do Sol - Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng" é um convite para o público em geral conhecer a riqueza cultural e histórica deste importante grupo indígena, contribuindo assim, para uma maior valorização e respeito pela diversidade étnica e cultural de Santa Catarina.

A exposição seguirá até 21 de abril. O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (de terça a sexta-feira).