SC terá semana com calor intenso e temperaturas podem chegar aos 40° graus

O risco é moderado para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias

Por Osvaldo Sagaz | Secom 13/03/2024 - 10:06 hs
Foto: Rafael David/Café Impresso

No dia 21, próxima quinta-feira, o verão termina oficialmente. E nessa reta final de estação o calor intenso volta com tudo em Santa Catarina. A previsão dos meteorologistas aponta temperaturas elevadas e acima do normal para essa época do ano.

Segundo o serviço de meteorologia da secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar seco deixa o tempo estável e com grande amplitude térmica no estado durante esta semana.

A presença do sol durante o dia favorece uma significativa elevação das temperaturas, mas nas noites e madrugadas as temperaturas ficam amenas.

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, nessas ondas de calor a gente não pode se descuidar.

“É extremamente importante que a população tem cuidados extremos com a onda de calor. Evitem uma exposição prolongada ao sol, principalmente, nos horários mais complicados entre 10 e 16 horas onde a radiação é mais intensa. Hidrate-se, use protetor solar. E nesse período com ondas de calor logo depois de período chuvoso é muito importante também os cuidados e a prevenção contra a dengue”, destacou o secretário.

Nesta quarta-feira (13), as temperaturas máximas ultrapassam os 35°C em áreas do Extremo Oeste e Oeste catarinense e variam entre 30°C e 33°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e litorais, com exceção da faixa costeira.

Na quinta (14) e na sexta-feira (15) o calor se intensifica, com máximas de 33°C a 35°C na maior parte do estado e de 36°C a 40°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí.


O risco é moderado nas áreas em amarelo para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas áreas em verde, o risco é baixo.

RECOMENDAÇÕES:

Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Mantenha-se hidratado;
Use protetor solar;
Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiorrespiratórias.