Autores dos 90 Anos homenageia personalidades timboenses

O evento foi alusivo aos 90 anos de emancipação política do município

Por Raquel Piske/Ascom PMT 27/03/2024 - 07:27 hs
Foto: R2 Imagens

Na tarde desta segunda-feira, dia 25 de março, o Teatro Municipal de Timbó foi palco de mais uma edição do Autores dos 90 Anos, um evento que reúne personalidades de diversas áreas que contribuíram para o desenvolvimento de Timbó.

O evento foi alusivo aos 90 anos de emancipação política do município, comemorados no próprio dia 25 de março. O evento foi uma realização da Prefeitura, através do Projeto Recebendo o Futuro, que traz estudantes das escolas de Timbó para conhecer a estrutura do executivo municipal, coordenado pelo servidor D’jonatha Brayan Cristofolini.

Nesta quarta edição, participaram John Muller (representando a família Muller), Antônio Jurandir Girardi, representando seu sogro, o ex-prefeito Ingo Germer e o professor Demerval Mafra. Eles conversaram com cerca de 350 estudantes presentes sobre suas experiências.

Uma das atrações do evento foi a Banda do 23º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que se apresentou na abertura e também executou os hinos.

Saiba mais sobre os homenageados

Demerval Mafra foi professor por 45 anos. Mestre em linguísticas e licenciado em Letras e especializado em Língua Portuguesa e Linguística, foi professor na Furb e Univali e outras universidades como professor de pós-graduação. Durante seis anos foi diretor do Colégio Ruy Barbosa.

Ingo Frederico Arthur Germer (em memória), que no evento foi representado pelo seu genro Antônio Jurandir Girardi, nasceu em 1922. Foi empresário e prefeito de Timbó, de 1982 a 1988. Foi idealizador da construção do bairro Vila Germer, da Escola Maurício Germer, do Ancionato Elze Benz, da construção da ponte Alfonz Shulz, na Rua Indaial, incentivou e criou diversos grupos culturais, criou no município o sistema de creches e jardins de infância.

John Mueller, representando o grupo Mueller, é filho de Walter Mueller, que foi o primeiro a produzir uma máquina de lavar roupas no Brasil. A empresa hoje atua no ramo de fornos de cozinha, centrífugas, secadoras, lavadoras, fogões, motores e condutores elétricos. Atualmente, John Mueller é presidente do Conselho da empresa;

Imigração alemã e italiana

Além da conversa com estas personalidades históricas. Durante o evento também foram realizadas homenagens aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e dos 150 anos da imigração italiana, as duas importantes nações de onde chegaram os primeiros imigrantes nestas terras, que futuramente viriam a ser Timbó, a Pérola do Vale.

Estiveram no evento, representando o governo da Alemanha, a cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Suzane Klemz Adam, e a agente consular honorária da Itália, Norma Maria Darui, representando o governo da Itália. Elas receberam placas de homenagem, entregues pelo prefeito e vice do município.
Em 2024 celebra-se os 200 da imigração alemã, uma história que começa em 1824, quando chegam de diversas regiões, que hoje formam a Alemanha, os primeiros imigrantes. Com promessas de terras abundantes, trabalho garantido e infraestrutura que possibilitasse a vinda, lançaram-se rumo ao desconhecido, rumo à nova pátria. Em Timbó, sua chegada ocorreu a partir de 1864/1865, pela região da Mulde.

Também neste ano, damos início às comemorações alusivas aos sesquicentenário da vinda dos primeiros imigrantes italianos, a ser comemorado em 2025. No ano de 1875 chegam ao Brasil os primeiros imigrantes italianos, vindo das mais diversas regiões da Itália, principalmente de Trento, no norte da Itália. Em Timbó, chegam e se instalam na região onde hoje é o Bairro Tiroleses.