Parlamento Jovem: infraestrutura e cultura são destaques na reunião desta terça (22)

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, os vereadores jovens discutiram e aprovaram três indicações voltadas para melhorias na cidade. As propostas englobam desde a infraestrutura de vias públicas até investimentos para o setor cultural.

Por Roman Raiter 01/11/2024 - 10:53 hs
Foto: Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, os vereadores jovens discutiram e aprovaram três indicações voltadas para melhorias na cidade. As propostas englobam desde a infraestrutura de vias públicas até investimentos para o setor cultural.  

A primeira indicação foi apresentada pelo vereador Davi Fernando Nass, da Escola Professor Florentino Vetter. Ele solicita a construção de calçadas na rua Lorenz, nas proximidades da escola. Segundo o estudante, “a ausência de calçada no trecho traz dificuldade de circulação e coloca em risco a segurança dos pedestres, especialmente das crianças que usam a rua que dá acesso à escola”.

Em seguida, Davi também propôs a canalização de água de uma nascente próxima à escola, com a construção de uma galeria até a rede de coleta de água e de esgoto. Ele explicou que o fluxo constante da água tem causado erosão, comprometendo a integridade da área externa da instituição.

Por fim, a aluna Maria Antônia da Veiga de Brito, do Colégio Metropolitano, sugeriu a realização de estudos para a liberação de mais verbas para a Fundação Indaialense de Cultura (FIC), especialmente para a participação de competições culturais externas. A parlamentar ressaltou o grande potencial cultural do município e a importância de apoiar os talentos locais.

Pronunciamentos

Na segunda parte da reunião, os jovens parlamentares usaram a tribuna para debater assuntos de interesse da comunidade, com destaque para os direitos da criança e do adolescente e as campanhas de saúde.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi citado pelo aluno Arthur Gabriel Cerutti, da Escola Prefeito Germano Brandes Júnior. Criado em 1990, o ECA garante os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
 
Dando continuidade ao tema, o presidente da mesa, Matheus Tonoli Manarin, representante da Escola Professora Úrsula Kroeger, discursou sobre o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. Ele enfatizou a importância de reconhecer o papel da infância para o futuro da sociedade e reforçou a necessidade de garantir que os direitos das crianças sejam respeitados.   

Outro assunto de destaque na tribuna foi o Outubro Rosa, campanha global voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A vereadora jovem Maria Eduarda da Silva de Souza, da Escola Maria Helena Trentini Machado, chamou a atenção para a falta de acesso de muitas mulheres a informações e serviços de saúde adequados. Para ela, “campanhas como o Outubro Rosa são essenciais para reduzir desigualdades no cuidado à saúde”.
 
A próxima reunião do Parlamento Jovem está marcada para o dia 22 de novembro, às 14h, no plenário da Câmara de Indaial.


Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial