Timbó promove roda de conversa sobre cuidado em liberdade no Dia da Luta Antimanicomial

Por Roman Raiter 20/05/2025 - 13:50 hs
Foto: PMT

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no último domingo, dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Timbó realiza no próximo dia 23 de maio, às 13h30, no Teatro do CIC, a roda de conversa “O CAPS como dispositivo do cuidado em liberdade”. A ação visa refletir e dialogar sobre os avanços da reforma psiquiátrica brasileira e a importância da atenção em saúde mental com base nos direitos humanos, no cuidado em liberdade e na inclusão social.


A roda de conversa contará com a participação de Lucas Azambuja, psiquiatra do CAPS de Indaial, Margot F. Zetzsche, enfermeira em saúde mental, e Raquel Peyerl, psicóloga do CAPS Microrregional de Apiúna. Os convidados irão compartilhar suas experiências e debater os desafios e as conquistas do modelo substitutivo aos manicômios, focado em serviços de base territorial e comunitária, como os CAPS.


O Dia da Luta Antimanicomial, instituído em 1987, durante um encontro de trabalhadores da saúde mental em Bauru (SP), simboliza a resistência a práticas excludentes e a defesa de um modelo de cuidado centrado no acolhimento, na autonomia dos usuários e na convivência em sociedade. 

A luta se fortaleceu com a Lei nº 10.216/2001, conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, que assegura o tratamento em liberdade e o respeito aos direitos das pessoas com sofrimento psíquico.


A atividade promovida em Timbó reafirma o compromisso da rede pública de saúde com uma abordagem humanizada e integral em saúde mental, contribuindo para desconstruir o paradigma manicomial ainda presente em diversas estruturas da sociedade.


Mais informações podem ser obtidas diretamente com o CAPS de Timbó, pelo telefone (47) 3380-7406