Semana da Família Conectada é aprovada em Indaial

De autoria do vereador Dudu Cunha (MDB), a proposta tem o objetivo de promover a educação digital, prevenir crimes virtuais e fortalecer os vínculos familiares no uso cotidiano da internet.

Por Roman Raiter 02/07/2025 - 15:53 hs
Foto: Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial
O Legislativo aprovou, nesta terça-feira (1º), em segunda votação, o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Família Conectada, que será realizada anualmente na primeira semana de outubro.

De autoria do vereador Dudu Cunha (MDB), a proposta tem o objetivo de promover a educação digital, prevenir crimes virtuais e fortalecer os vínculos familiares no uso cotidiano da internet. A matéria prevê a realização de ações, como oficinas, palestras e campanhas educativas voltadas a pais e responsáveis, abordando temas como segurança digital e controle parental. Também está prevista a disponibilização de materiais informativos (físicos e digitais) sobre o tema e a promoção de campanhas nas escolas e nos meios de comunicação.

Na justificativa, o autor destaca que a internet faz parte da rotina da maioria das famílias, oferecendo acesso a uma infinidade de informações e oportunidades. No entanto, essa ferramenta também apresenta riscos significativos, como o aliciamento, o cyberbullying, a exposição a conteúdos inadequados e a dependência digital. “É imprescindível que as famílias estejam preparadas para lidar com esses desafios, de forma a proteger suas crianças e adolescentes”, ressalta.

A matéria segue agora para a análise do Poder Executivo, para sanção ou veto.

Saiba mais, acesse o resumo completo da sessão

 
Texto e foto: Fabiane Borges - Jornalista/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial