Debates sobre adultização na infância, bullying, melhorias no trânsito e regulamentação de espaços para animais de grande porte marcaram a reunião do Parlamento Jovem realizada na quinta-feira (28).
A vereadora jovem Andressa Shmitz destacou um tema cada vez mais discutido: a adultização na infância. Segundo ela, crianças e jovens têm sido pressionados a agir, se vestir e até pensar como adultos, influência reforçada pelas redes sociais e pela mídia.
A estudante defendeu a importância de garantir o desenvolvimento saudável das crianças e reforçou o papel da sociedade na proteção da infância.
“Precisamos defender o direito de cada criança viver sua infância de forma plena, com educação, brincadeiras, cultura e proteção. Devemos incentivar famílias, escolas e a sociedade a respeitarem o tempo de cada um”, afirmou.
Bullying
O vereador Jovem Luan Girardi usou o espaço da Tribuna para alertar sobre a presença do bullying nas escolas, lembrando que essa violência prejudica a autoestima, o rendimento escolar e até os sonhos das crianças e adolescentes.
Para enfrentar a situação, Luan destacou a necessidade de ações concretas, como programas permanentes de combate ao bullying, formação de professores para identificar o problema, criação de espaços seguros para denúncias e incentivo à cultura do respeito e da empatia. “Precisamos ensinar, desde cedo, que todos merecem ser tratados com dignidade. Que não importa a aparência, a origem, a forma de falar ou a condição social. Ninguém merece ser humilhado ou excluído”, concluiu.
7 de setembro e cidadania
O 7 de setembro, data em que o Brasil oficializou sua independência e começou a escrever sua própria história como nação livre, também teve espaço na sessão jovem. Para a estudante Ana Carla Paes, mais do que lembrar o passado, este é um momento para refletir sobre o presente e o futuro do país.
“A independência foi conquistada com coragem e esperança, e cabe a nós, como jovens e cidadãos, continuar honrando esse legado. (...) Lutando por justiça, igualdade e respeito entre todos”, destacou a estudante.
A presidente da mesa diretora, Alice Cristina Nass, trouxe a reflexão sobre patriotismo e cidadania, lembrando que amar a pátria vai além de bandeiras e ou hinos e se revela nos gestos de cidadania e responsabilidade.
A jovem parlamentar acredita que, enquanto estudantes e vereadores jovens, “temos a chance de mostrar o amor à pátria nas pequenas atitudes: respeitando as leis, estudando, colaborando com a escola, ajudando o próximo e defendendo o que é justo”, concluiu.
Indicações
A reunião também contou com a apresentação de duas indicações, sugestões que serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Isabela Morbach solicitou ao Demutin estudos para implantação de uma faixa de pedestres nas proximidades da Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho.
Já Nicholas Gaul pediu ao prefeito, Silvio César da Silva, e à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Social, a regulamentação para adequação de residências e estabelecimentos comerciais, garantindo barreiras adequadas para animais de grande porte.
A próxima reunião do Parlamento Jovem está marcada para o dia 23 de setembro, às 14h30, no Plenário do Legislativo.
Texto e foto: Fabiane Borges - Jornalista/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial

ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE