Prefeitura de Indaial implanta projeto piloto da Declaração de Vacinação Online

A Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em setembro a fase piloto da Declaração de Atualização Vacinal Online.

Por Roman Raiter 08/09/2025 - 14:43 hs
Foto: PMI

A Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em setembro a fase piloto da Declaração de Atualização Vacinal Online. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de pais e responsáveis à comprovação da situação vacinal das crianças, de forma prática e digital.


A declaração poderá ser solicitada online ou presencialmente nas unidades de saúde. Para o acesso online, basta escanear o QR Code disponível em cartazes fixados nas Unidades de Saúde e, posteriormente, nas escolas do município. Em seguida, o responsável deve preencher o formulário eletrônico e aguardar a análise dos dados.


Como funciona:


O responsável escaneia o QR Code e preenche o formulário online;


Após o envio, a equipe de saúde tem o prazo de 7 a 10 dias para verificar as informações e emitir a declaração;


O documento será encaminhado por e-mail ou WhatsApp, conforme o contato informado no formulário;


Também é possível solicitar a declaração diretamente na unidade de saúde.


Para que a declaração seja emitida, é necessário que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a contra Influenza (gripe), estejam atualizadas. Se houver vacinas pendentes, a declaração não será liberada até a regularização da situação. Nesses casos, será necessário atualizar a caderneta de vacinação e reiniciar o processo de solicitação.


Orientação importante


A Secretaria de Saúde recomenda que os pais e responsáveis não deixem a solicitação para os últimos dias do período de rematrícula, a fim de evitar atrasos e transtornos.


A implantação da Declaração de Vacinação Online integra a proposta de modernização dos serviços públicos de saúde em Indaial, promovendo mais agilidade no atendimento, facilidade de acesso e incentivo à vacinação em dia.


Em caso de dúvidas, a população deve procurar a sala de vacina da Unidade Básica de Saúde mais próxima.