Polícia Militar e Prefeitura de Indaial apresentam sistema de reconhecimento facial nas escolas municipais

Entre os benefícios do novo sistema estão a proteção de alunos, professores e colaboradores, o aprimoramento do controle de acesso, com identificação de movimentações atípicas ou suspeitas.

Por Roman Raiter 01/10/2025 - 07:55 hs
Foto: PMI

Na tarde desta segunda-feira (29), a Polícia Militar de Indaial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento oficial do Programa de Monitoramento com Reconhecimento Facial nas Escolas. O evento aconteceu na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro das Nações, e contou com a presença de autoridades, profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral.


A iniciativa integra o projeto de cercamento digital implantado no município e marca um importante avanço na área de segurança escolar. Ao todo, foram instaladas 687 câmeras em todas as escolas e unidades de ensino infantil municipais.


O projeto também contempla a instalação de 41 dispositivos OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), que realizam reconhecimento facial e identificam pessoas com mandados de prisão em aberto, além da implementação de botões de pânico, postes metálicos e de uma sala de videomonitoramento para o controle das imagens em tempo real.


Entre os benefícios do novo sistema estão a proteção de alunos, professores e colaboradores, o aprimoramento do controle de acesso, com identificação de movimentações atípicas ou suspeitas e o fortalecimento da integração entre as instituições de ensino e as forças de segurança, garantindo mais agilidade nas respostas a possíveis ocorrências.