Na reunião ordinária desta quinta-feira (2), a Câmara de Indaial aprovou em primeira votação o
projeto de lei 93/2025, que institui o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras. A proposta tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, promover a inclusão social e ampliar as oportunidades de geração de renda para mulheres do município.
Entre as ações, o programa prevê a oferta de espaços em áreas públicas para a exposição e comercialização de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres, a realização de feiras centralizadas e decentralizadas, e o estimulo à elaboração de projetos.
Para participar, as interessadas deverão atender alguns requisitos: residir no município há pelo menos três meses, ser maior de 18 anos, preencher termo de adesão disponibilizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher e realizar cadastro social por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Embora tenha sido formalmente apresentado pelo Poder Executivo, o projeto teve origem em uma sugestão da vereadora Carol Bertoldi (PP), apresentada em forma de anteprojeto. Durante a reunião, ela agradeceu ao Executivo por acolher a proposta e destacou a relevância da iniciativa para o município e para as mulheres. “A Feira das Mulheres Empreendedoras trata do empreendedorismo feminino, (...) mas é muito mais abrangente. A gente vai fomentar a economia, o empoderamento feminino”, afirmou.
Texto e foto: Fabiane Borges - Jornalista/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE