A equipe da Atenção Primária à Saúde de Indaial participou, na última quinta-feira (23), da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo, realizada em Palhoça (SC).
A capacitação integra uma série de oficinas promovidas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o CONASS, CONASEMS e as Secretarias Estaduais de Saúde, com o objetivo de qualificar médicos e enfermeiros da Atenção Primária para a inserção e manejo clínico do implante subdérmico de etonogestrel, um método contraceptivo de longa duração (LARC).
O treinamento busca ampliar o acesso e a oferta do método contraceptivo na rede pública, promover o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, reduzir desigualdades regionais e de gênero e fortalecer a atuação interprofissional nas equipes de saúde.
A incorporação do implante subdérmico no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço importante na garantia dos direitos reprodutivos e na expansão das opções de planejamento familiar, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.263/1996 e atualizações da Lei nº 14.443/2022.
Com a qualificação, os profissionais de Indaial estarão ainda mais preparados para oferecer atendimento humanizado, seguro e baseado em evidências, fortalecendo o cuidado integral à saúde da mulher no município.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Vencedores da etapa municipal dos Concursos de Poesias e Desenhos do Vale Europeu são pre...
Estudante da rede municipal de Indaial conquista medalha de Prata na Olimpíada Nacional d...
34ª Festa do Imigrante divulga programação com quatro dias de música, cultura e tradi...
Estudantes e professora da rede municipal de Indaial são premiados na 11ª Febic
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE