O prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, e o coordenador municipal da Defesa Civil, Flavio Holdorf, receberam ontem (19) o subtenente Welter, Coordenador Regional de Defesa Civil de Santa Catarina, e o sargento Campestrini, gerente de Barragens da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Estado.
A visita teve como objetivo confirmar oficialmente a participação do município no 2º Simulado Estadual de Gerenciamento de Desastres, programado para o dia 1º de março, uma grande mobilização que irá colocar em prática protocolos reais de resposta a emergências.
Diferentemente de ações apenas teóricas, o simulado prevê exercícios práticos, com a simulação de ocorrências que exigem movimentação concreta da estrutura municipal. Durante a atividade, serão testadas ações como comunicação entre órgãos, tomada de decisão, mobilização de equipes, atendimento à população, abertura de abrigos e resposta rápida a situações de risco, aproximando o exercício ao máximo de um cenário real de desastre.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado em 2025, quando Santa Catarina realizou o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Na ocasião, mais de 230 municípios participaram simultaneamente de um exercício inédito, simulando enchentes, deslizamentos e outras emergências, com foco na integração entre equipes municipais, regionais e estaduais. A ação permitiu avaliar protocolos, identificar pontos de melhoria e fortalecer a cooperação entre os órgãos envolvidos, reforçando a capacidade de salvar vidas e reduzir impactos em situações adversas.
Agora, em 2026, o 2º Simulado Estadual de Gerenciamento de Desastres amplia ainda mais esse trabalho, reforçando a preparação do sistema de proteção civil e a cultura da prevenção. Para Benedito Novo, a participação representa um passo importante para garantir que servidores públicos e a comunidade estejam preparados para agir com rapidez, eficiência e segurança diante de qualquer emergência.
“Esse simulado é fundamental para Benedito Novo, que assim como outros municípios do Vale Europeu convive historicamente com enxurradas e enchentes em função da sua geografia. Exercícios práticos como esse nos permitem testar, na prática, nossos protocolos, preparar melhor nossas equipes e orientar a população para agir de forma segura em situações reais. É planejamento, prevenção e cuidado com as pessoas”, destacou o prefeito Jean Grundmann.

ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE