Água com agrotóxico?

Diretor do Samae, Diego Zatelli, esclarece a polêmica que se alastrou pelo Brasil

Por Aline Christina Brehmer 26/04/2019 - 11:52 hs
Foto: Divulgação/Internet

Recentemente surgiram informações alarmantes referente a presença de “agrotóxicos” na água em diversos municípios da região e do Brasil. Por lei os municípios, através dos prestadores de abastecimento de água para consumo humano, são obrigados a realizar no mínimo dois testes de presença de 27 tipos diferentes de agrotóxicos e cadastrar estas informações no SISagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano). No Brasil apenas 31% dos municípios realizaram e apresentaram todas as informações no período entre 2014 e 2017.

Em Timbó, a captação, tratamento e distribuição de água tratada é de responsabilidade do Samae (Companhia Municipal de Água e Esgoto). “O Samae realiza todos os procedimentos de monitoramento e controle de qualidade, sendo um dos municípios que atende as exigências do Ministério da Saúde e realiza a apresentação das informações ao portal do SISagua”, destaca o diretor de Operação, Manutenção e Expansão da autarquia, Diego Zatelli.

Segundo ele, são realizadas aproximadamente 56 análises mensais em diversos pontos do município através de laboratórios terceirizados e mais de 3000 análises em laboratório próprio. Além disso, a Secretaria de Saúde do município também realiza o monitoramento da água.

Testes na água de Timbó

Zatelli informa que no período de 2014 a 2017 aconteceram mais de 2.500 análises externas, nas quais foram coletadas amostras de água tratada em diversos pontos da cidade e de água bruta, captada no rio Benedito.

“As análises foram informadas ao SISagua e disponibilizadas para fiscalização do Ministério da Saúde. Os resultados das análises não apresentaram presença de substâncias impróprias acima dos padrões estabelecidos por lei, ou seja, a qualidade da água tratada pelo Samae disponibilizada para consumo humano não apresenta riscos à saúde e atende todos os parâmetros de segurança nacionais e internacionais (União Europeia) de substancias químicas que possam estar diluídas na água”, garante.

Ele frisa que o Samae tem compromisso com a qualidade da água e na divulgação de informações relevantes à população sendo que, durante o mês de abril, estão sendo distribuídos informativos em todos os imóveis atendidos pela autarquia, onde são apresentados os resultados das análises de qualidade da água.

“Para sanar eventuais dúvidas, colocamos à disposição em nossa sede uma equipe técnica para apresentar aos interessados os laudos dos laboratórios com as informações das análises toxicológicas realizadas na água bruta captada do rio Benedito e no rio dos Cedros”, destaca o diretor.

Zatelli destaca que “devemos sempre estar atentos ao uso de agrotóxicos na nossa região, buscando soluções a partir da articulação com os demais setores envolvidos, como órgãos de meio ambiente, vigilância e produtores rurais”.

Ele ainda afirma que “caso os laudos de qualidade demonstrem a qualquer momento índices próximos ou acima dos limites estabelecidos por lei, comunicaremos imediatamente a população e aos órgãos fiscalizadores para as devidas providências”.