Formação do Programa Alfabetiza SC reúne mais de 250 professores no polo de Indaial

O polo de Indaial atendeu mais de 250 professores das redes estadual e municipal de ensino dos municípios de Indaial, Apiúna e Ascurra.

Por Roman Raiter 01/07/2026 - 10:41 hs
Foto: PMI

Com o objetivo de fortalecer a alfabetização e a recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Indaial recebeu, ao longo do primeiro semestre de 2026, as formações do Programa Alfabetiza SC, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, desenvolvida em regime de colaboração com os municípios.


A ação integra a Política de Alfabetização do Território Catarinense, criada em 2023, que busca assegurar que todas as crianças catarinenses estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme prevê o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.


Durante o semestre, foram promovidos quatro encontros formativos, realizados nos meses de fevereiro, abril e junho, de forma presencial e também por meio de plataforma digital. O polo de Indaial atendeu mais de 250 professores das redes estadual e municipal de ensino dos municípios de Indaial, Apiúna e Ascurra.


As formações foram direcionadas aos professores regentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para os docentes do 1º e 2º ano, o trabalho foi desenvolvido por meio de uma trilha voltada ao processo de alfabetização, com estratégias pedagógicas para fortalecer a aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Já para os professores do 3º ao 5º ano, os encontros tiveram como foco a recomposição das aprendizagens, buscando minimizar defasagens e ampliar o desenvolvimento das competências essenciais dos estudantes.


Em Indaial, a formação contou com a atuação dos formadores Rosane Boaventura, Vitor Dietrich, Vanessa Thaysa, Andreia Tomelin e Edimara Aparecida Andrade. Os encontros presenciais foram realizados nas EEB Raulino Horn, EEB Professora Attela Jenichen, Colégio Municipal de Indaial e EEB Prefeito Germano Brandes Junior.


Para o secretário de Educação de Indaial, Manoel Boaventura, a formação continuada dos professores é uma das principais ferramentas para elevar a qualidade da educação oferecida aos estudantes. "Investir na qualificação dos nossos educadores é contribuir diretamente na aprendizagem das nossas crianças. O Alfabetiza SC fortalece o trabalho desenvolvido em sala de aula e promove a troca de experiências", destaca.