Blumenau tem o maior número de casos graves de gripe em Santa Catarina

14/05/2019 - 09:03 hs
Foto: Divulgação/Internet

O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de estado, a Dive, apontou que em 2019 são 26 casos graves de gripe Influenza em Santa Catarina. Entre os casos confirmados, seis estão em Blumenau, quatro em Florianópolis e três em cada um dos municípios de Chapecó, Itajaí e Joinville e os demais em outros municípios.

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau já confirmou um sétimo caso, que deve entrar no próximo relatório da Dive. Um dos casos registrados em Blumenau terminou com a morte de uma idosa, que estava internada no Hospital Santa Isabel, no mês passado.

A procura pela vacina ainda é baixa

Na contramão dos dados preocupantes está o número de pessoas em grupos de risco que já foram vacinadas em Blumenau. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, das 111.031 pessoas que tem direito a imunização gratuita, apenas 49% procurou um posto de saúde. Número considerado baixo, já que a campanha termina em 31 de maio e a meta do município é imunizar, pelo menos, 90% de cada grupo de risco.

Fazem parte dos grupos de risco e têm direito a vacinação gratuita: idosos, crianças entre 6 meses e 6 anos, pacientes com doenças crônicas, gestantes e as puérperas, que são mulheres que tiveram parto há até 45 dias, entre outros. A dose da vacina está disponível em 47 salas de vacinação do município, em todas as regiões de Blumenau.

Além da vacina, é importante manter alguns cuidados com a saúde para evitar o contágio pelo vírus da gripe. Lavar bem as mãos, manter os ambientes sempre arejados, ter uma boa alimentação e beber bastante água pode ajudar a proteger contra o vírus.

A doença

O vírus Influenza é considerado uma doença grave e que pode levar o paciente a morte. Os sintomas são parecidos com o de uma gripe comum, mas costumam registrar febre e dores no corpo com maior intensidade. O ideal é que o paciente procure um médico até 72 horas após o início dos sintomas para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado.

Fonte: Portal Alexandre José