O peso da alimentação saudável

Agricultor orgânico, o riocedrense Tanuir Patricio fala sobre os benefícios da alimentação natural

Por Aline Christina Brehmer 24/05/2019 - 10:51 hs
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

“Minha imunidade aumentou e faz mais de três anos que não tenho gripe. Como? Através de uma alimentação saudável, de baixo custo, sem agrotóxico e química”.

A afirmação é do agricultor de Rio dos Cedros, Tanuir Patricio. Para ele, mais do a qualidade de vida, o ato de trabalhar diretamente na terra, assim como lidar com os animais, é terapêutico.

“A preservação do meio-ambiente, os cuidados com a água, isso tudo é muito importante. Até o ar aqui é diferente. Ao falarmos de algo saudável, tudo que rodeia essa palavra é bom”, analisa.

Incentivo à saúde

Patricio revela que a maioria das pessoas que procuravam por ele e seus parceiros agricultora, que também realizam cultivos orgânicos, tinham algum tipo de problema ou doença como convulsões, câncer, intolerância a lactose ou, ainda, que não podia comer alimentos industrializados.

“Com o passar do tempo, devido aos excelentes resultados que a alimentação orgânica tem apresentado, podemos dizer que essa procura aumentou anda mais. Temos hoje o que chamamos de “cliente verde”, que são aqueles que dedicam atenção ao meio-ambiente, buscando saber a procedência do alimento, se tem qualidade mesmo e se não agride a Terra de alguma forma”, esclarece.

O agricultor ainda complementa que as principais causas de doenças hoje, em suas palavras, são devido “a intoxicação química, hormônios e emocional. É difícil ser algo 100% natural”.

A sua dica, de forma geral, é que as pessoas passem a produzir seus próprios alimentos de forma saudável e natural. “Ter uma horta em casa ou até mesmo no apartamento, assim como ervas, chás e hortaliças é algo que melhora a saúde e eleva sua qualidade de vida”, alega.

Sistema 3M

Patricio utiliza em suas plantações o Sistema 3M (matéria orgânica, minerais e microrganismos) que para ele, além de ser eficiente, também exige baixo custo. “Se trata de um método de cultivo que faço junto de minha orientadora e amiga agrônoma, Dalva Sofia Schurch. Trabalhamos juntos a economia solidária. Todo o processo é feito aqui na minha propriedade, em Rio dos Cedros, desde o composto orgânico (bokashi), biofertilizante, mudas de verdura, frutas, até a criação de animais”, explica.

A ideia de iniciar sua própria horta, entretanto, começou como um trabalho de faculdade. Patricio cursava o terceiro semestre de Administração, na disciplina “Gestão de marcas”, quando teve que fazer um trabalho – escolhendo o ramo alimentício como tema.

“Elaborei todo o projeto em cima do sistema hidropônico. Visitei produtores que trabalhavam com isso e acabei me interessando de verdade. Foi quando montei uma estufa para tomates e alfaces no sistema hidropônico”, relata.

Tomate, peixe, hortaliça e galinha

Pouco tempo depois ele conheceu Dalva, que foi sua professora no curso de Agricultura Orgânica. Patricio também se especializou em sistema orgânico, embalagens ecológicas e designer de embalagens, além de outros relacionados à agricultura orgânica, agroecologia, sistema biodinâmico e permacultura.

“Desde que iniciei nessa empreitada já fiz duas lagoas. Comecei na área orgânica trabalhando com tomates para, depois, entrar em larga escala. Meu carro-chefe é o peixe, tilápias no caso. Também estou efetuando testes com galinhas agora e, em breve, pretendo trabalhar com hortaliças. Tudo isso, claro, somado à um processo que resultado em um preço final acessível ao consumidor”, complementa.