Santa Maria terá sua própria creche

Obra será totalmente paga com recursos próprios da Prefeitura de Benedito Novo

Por Aline Christina Brehmer 01/07/2019 - 11:29 hs
Foto: Divulgação

Um sonho da comunidade de Santa Maria, que já tem mais de 30 anos, agora está a um passo de se tornar realidade: uma creche será construída na localidade.

Segundo o responsável pelo Setor de Licitação da Prefeitura Municipal de Benedito Novo, Sérgio Dário Pasquali, a licitação está em fase de montagem do Edital e será publicada na próxima semana.

“A princípio, se trata de uma obra que terá investimento de R$ 600 mil, paga exclusivamente com recursos próprios do poder público. Mas, claro, esse valor final pode sofrer alterações após o fim da licitação”, explica.

Ainda não há previsão para que as obras iniciem, mas o prefeito Jean Michel Grundmann adianta que o desejo é entrega-la para a comunidade até o ano que vem. “Iremos trabalhar para que isso aconteça o quanto antes, afinal, será uma grande conquista para a comunidade de Santa Maria”, destaca.

A secretária de Educação da cidade, Marlize Konell Carlini, reforça a importância desse projeto e revela quantas vagas iniciais serão abertas. “A princípio o local vai atender 50 crianças, dos zero aos três anos, mas tem capacidade para receber o dobro disso. Hoje, muitas delas estudam no Centro ou em Alto Benedito, o que exige uma locomoção longa e diária dos pais”, analisa.

Por isso, em seu ponto de vista, o fato de essas crianças estarem inseridas no meio social e de aprendizagem do loca onde vivem é outro ponto positivo. “No início contaremos com um turno de atendimento, mas isso pode ser modificado e ampliado se houver necessidade. Com certeza será oferecido um atendimento de qualidade que vise a aprendizagem das crianças, ao mesmo tempo em que facilita muito a rotina dos pais”, complementa.

A construção será de um andar e contará com salas de aula para crianças dos zero aos dois anos e para crianças dos dois aos três anos, refeitório, cozinha, sala de amamentação, sala de administração e coordenação e ampla área externa com brinquedos.

“Até então, essa era a única localidade de Benedito Novo que não era atendida no sentido de ter sua própria creche. Poder atender a esse anseio e, ainda por cima, totalmente custeado com recursos próprios, é uma conquista que todos estamos comemorando”, relata Grundmann.