Júlio Scheidemantel em 1º lugar

EEB Júlio Scheidemantel é a escola estadual com maior pontuação no Enem, na Região de Blumenau

Por Aline Christina Brehmer 01/07/2019 - 16:25 hs
Foto: Marcelo Dias

“É o grande motivo da nossa felicidade hoje, e vai continuar sendo durante um bom tempo. Estamos todos nos sentindo orgulhosos, com aquela sensação de dever cumprido sabe? Foi uma ótima surpresa”.

As palavras, acompanhadas em todo o momento de um largo sorriso e brilho nos olhos, são da diretora da Escola de Educação Básica Júlio Scheidemantel, Marisa Passaes.

O motivo da comemoração? Está estampado na parede da escola: o Júlio obteve 573,44 pontos na média geral do Enem 2018, se classificando como a segunda escola pública com melhor desempenho na Região de Blumenau (que engloba as cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Pomerode e Timbó).

“Fomos a escola pública de Timbó com maior pontuação e, falando em específico de ensino estadual, ficamos com o primeiro lugar nesse mesmo cenário. É gratificante demais”, compartilha Marisa, mencionando que até então a escola se classificava entre as 500 (a nível estadual), mas nunca chegou a ficar entre as dez primeiras. “É um pulo alto, realmente surpreendente e que serve de inspiração e motivação para os alunos que farão a prova neste ano”, analisa.

“É motivo de aplausos”, diz Dalcastagné

Dentre as 811 escolas catarinenses cujos alunos fizeram a prova do Enem, a EEB Júlio Scheidemantel alcançou a 182ª colocação – o que, para o vereador e ex-professor do ensino estadual, Fabricio Dalcastagné, é motivo de aplausos.

“Sabemos que as escolas estaduais não possuem, em questão de estrutura, as mesmas condições que uma escola privada ou até mesmo municipal. Diante disso, como alguém que já lecionou nessa área, com certeza me sinto também orgulhoso e muito feliz com o resultado. Prova que a dedicação dos alunos é que faz a diferença, independente do lugar onde eles estejam estudando”, diz.

Para Marisa, o desempenho obtido através das provas realizadas pelos 79 alunos é reflexo de um “trabalho de formiguinha”, como ela mesma explica. “O objetivo da escola é o aprendizado do aluno. Ensina-lo a pensar, planejar e caminhar com sucesso sempre. Nosso desejo é que esses jovens cresçam pessoal e profissionalmente, como consequência, a escola também evolui”, diz.

Ela ainda destaca um agradecimento especial aos professores. “Quando falamos em ensino público as pessoas pensam: “ah, não há desenvolvimento e crescimento”, mas acabamos de provar que é muito pelo contrário. Tanto os professores quanto alunos necessitam de investimento, mas não somente o monetário, mas através de planejamento, conhecimento, sentimentos. Todos são competentes e inteligentes, não há dúvida disso”, reflete.

A Supervisora de Gestão Escolar da Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, Jackeline Maria Beber Possamai, expressa seus parabéns a toda comunidade escolar da EEB Júlio Scheidemantel.

“Não é um resultado estranho para nós porque sabemos do empenho dos professores, direção e toda a equipe pedagógica e administrativa, assim como dos alunos. Esse resultado é um reflexo disso, de pessoas (e aqui incluo os pais) que entendem que o melhor caminho é a educação. Estamos orgulhosos”, diz.

Classificação geral

Segundo os dados divulgados no último fim de semana pelo Ministério da Educação acerca dos resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), A EEB Júlio Scheidemantel ficou em segundo lugar na rede pública de ensino da Região de Blumenau e em primeiro na rede pública estadual de ensino. A nível SC ocupa a 182ª posição dentre 811 escolas participantes. Na lista também aparecem as escolas Cetisa (com 582,47 pontos, em 158º lugar a nível estadual) e a EEB Ruy Barbosa (com 534,03, ficando em 372ª posição a nível SC).