“O pronto-socorro do Oase está sobrecarregado”, afirma Marchetti

Vereador se diz preocupado com o excesso de atendimentos no PS do Hospital Oase

Por Aline Christina Brehmer 19/07/2019 - 15:13 hs
Foto: Divulgação

Na sessão da Câmara de Vereadores dessa terça-feira, dia 16, o diretor do Vidas Instituto de Assistência à Saúde e diretor do Hospital e Maternidade Oase, Richard Choseki, fez uma prestação de contas do trabalho realizado pela equipe do hospital. O requerimento foi realizado pelo vereador Douglas Marchetti. 

Durante a apresentação, os dados apresentados por Choseki surpreenderam os presentes. Somente no primeiro semestre de 2019, mas de 30 mil pessoas foram atendidas no Pronto Socorro (PS) do hospital. “Isso representa uma média de 5 mil atendimentos por mês, mas é preciso também levar em consideração que a Policlínica, através do programa Saúde do Trabalhador, que é das 18h às 22h, também está com uma média de 600 atendimentos mensais. Nesse cenário, é preciso procurar ver o que está acontecendo”, comentou Choseki.

E os números de atendimentos do PS foi um dos pontos que chamou a atenção de Marchetti. “O pronto-socorro do hospital está sobrecarregado, o que faz com que não se consiga prestar o serviço à comunidade com a agilidade que a própria equipe do Oase gostaria. Desde já parabenizo o empenho, a competência e a dedicação com que a equipe do Hospital Oase atende as nossas famílias, todos os dias”, destacou.

Segundo o vereador, “um dos motivos do crescimento constante no número de atendimentos no pronto-socorro é a falta de estrutura adequada nos postos de saúde dos bairros. Infelizmente, quando o timboense não encontra no seu bairro atendimento na saúde é para o pronto-socorro que ele vai, que leva seu filho, sua filha ou seu ente querido que está doente. Por mais que os servidores que atuam nos postos de saúde se esforcem, sem uma estrutura adequada, que deveria ser oferecida pela Prefeitura, ficam de mãos atadas e as famílias sofrem”, disse.

Marchetti ainda salienta que seu objetivo é “chamar atenção da administração para a difícil situação que a saúde se encontra hoje no município. A saúde precisa estar sempre em primeiro lugar”, pontuou.

Oase em números

Dados coletados durante o primeiro semestre de 2019

·         Total de leitos: 110 (taxa médica de 68,72% de ocupação em 2018)

·         Colaboradores: 268 (colocando o Oase entre as dez empresas timboenses que mais empregam profissionais)

·         Atendimentos no Pronto Socorro: 31.622 (média de 5 mil atendimentos mensais, sendo que em torno de 1.500 desses atendimentos por mês são de crianças)

·         Partos: 368

·         Internações: 3.264

·         Internações na UTI: 207 (totalizando 1.744 diárias, com média e oito a nove dias de internação por paciente)

·         Cirurgias: 1.500

Ps.: as informações acima foram retiradas da apresentação feita por Richard Choseki durante a Sessão Ordinária desta semana.