Amor, inclusão e respeito

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla mobiliza comunidade timboense

Por Aline Brehmer 30/08/2019 - 10:26 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Uma semana repleta de aprendizados, confraternizações e ricas trocas de experiência encerrou nessa quarta-feira, dia 28. Se trata da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano conseguiu estreitar ainda mais os laços entre a comunidade e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Em Timbó, a programação foi elaborada com um foco diferente do que já vinha sendo trabalhado nas últimas vezes. Foi feito neste ano um convite diferente aos estudantes do ensino regular da cidade que, junto de seus professores, puderam conhecer um pouco melhor a realidade da família apeana.

Como foco, o objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade para refletir acerca do dever que cada pessoa possui no que diz respeito à igualdade e inclusão.

Se tratam de ações, individuais e coletivas, que elevam as pessoas com deficiência e suas respectivas famílias para além do empoderamento pessoal, da condição de auto-gestão de suas vidas, da responsabilidade de contribuir com seus talentos no sentido da efetivação dos direitos e fortalecimento da cidadania.

Novas formas de trabalhar a inclusão

Todos participaram com entusiasmo e alegria das atividades elaboradas. Para abrir com chave de ouro a programação, os estudantes da Apae participaram de uma celebração religiosa na Igreja de Confissão Luterana, que contou com a presença de demais funcionários da entidade.

No dia 21, os alunos fizeram uma caminhada pela Pérola do Vale, onde puderam entregar panfletos à comunidade, que tinham como foco o Programa Prevenir. Na quinta-feira, foi a vez do Grupo Especial de Voluntários da Missão Especial irem até a Apae.

Lá, apresentações contagiantes de teatro e música transformaram o dia de todos. Na parte da tarde, o cantor e compositor Pedro Felipe realizou um show, interagindo e animando a turma.

No dia 23 uma nova peça de teatro, intitulada “Aqui sempre foi aqui?”, interpretada pelo Grupo Teatral Progrid – Viacredi, promoveu a interação. Na parte da tarde, os alunos participaram de uma gincana com atividades recreativas, que tinha como convidados especiais os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Mauricio Germer. Para encerrar o dia, todos prestigiaram uma apresentação musical de flauta.

Unidos por um bem maior

O sábado não ficou de fora dessa programação. O dia 24 de agosto ficou marcado de forma ainda mais carinhosa pelos alunos, que foram homenageados em uma celebração na Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Benedito Novo.

Já no início desta semana, dia 26, a animação novamente tomou conta de todos. Isso graças à apresentação de músicas e coreografias do grupo voluntário chamado “Imortais Universidade da Vida”. Na terça-feira foi vez de receber novamente a equipe do Progrid – Viacredi, que realizou uma palestra chamada “Como cuidar das crianças no século XXI”, que buscou fazer com que todos os presentes compreendessem melhor as fases do desenvolvimento infantil, reconhecimento da linguagem, processo de aprendizagem e convívio familiar.

E, para fechar da melhor forma possível a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2019, nessa quarta-feira, dia 28, aconteceu o tradicional (mas sempre tão aguardado) café do Supermercado Rede Top, que já está em sua décima edição. Essa iniciativa promove a integração entre funcionários, comunidade e alunos da escola especial. Tudo isso regado a um delicioso café, brincadeiras e um show de contação de história, que completaram de forma linda uma semana tão especial.

Em nome de toda a equipe e envolvidos, a Apae agradece aos parceiros e voluntários que tornaram esses momentos ainda mais incríveis. Deixa também seu obrigado à comunidade pelo acolhimento e respeito durante todas as ações realizadas.