Marcha soldado, cabeça de papel...

Confira como será a programação dos desfiles em Benedito Novo, Indaial, Rio dos Cedros e Timbó

Por Aline Brehmer 06/09/2019 - 10:49 hs
Foto: Divulgação/Internet

Posição de sentido. Cabeça erguida. Concentração. É assim, e em fila, que milhares de alunos estarão desfilando por toda a região (e país) amanhã cedo. Apesar de a chuva ameaçar aparecer, o entusiasmo dos estudantes não se abala, aguardando ansiosamente chegar o dia 7 de setembro.

Se comemoram neste sábado exatos 197 da Independência do Brasil, celebrada (em parte) através dos desfiles cívicos. Em Benedito Novo, Indaial, Rio dos Cedros e Timbó, a programação já está definida.

As ruas centrais serão tomadas pelas fanfarras e escolas, que são sempre prestigiadas por inúmeras pessoas, dentre pais, amigos, autoridades e comunidade, que acompanham a marcha. Confira, a seguir, qual será a programação em cada uma dessas cidades.

Timbó

O desfile cívico terá início às 8h na Avenida Getúlio Vargas, entre o cruzamento das ruas Ruy Barbosa e Manaus. O desfile terminará na rua Luiz Benz, em frente ao Museu do Imigrante.

Serão 55 entidades participando do desfile. A ordem de cada pelotão e o mapa de concentração estão disponíveis nas imagens em anexo. As ruas, nas quais se concentrarão os pelotões, estarão interditadas a partir das 7h30.

Os pelotões devem chegar com no mínimo meia hora de antecedência ao local de concentração. Após o desfile acontece a Churrascada da Independência, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, no valor de R$ 28 o cartão.

Indaial

As homenagens começam às 8h, em frente ao Centro Cívico, na Prefeitura, com hasteamento das bandeiras e a promessa do Grupo de Escoteiros. O desfile cívico inicia às 9h, em frente ao Banco Bradesco, e seguirá até o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters. Participarão do desfile cerca de 100 grupos, entre instituições educacionais, clubes, associações e demais órgãos da sociedade civil organizada.

Orientações do trânsito

Para organização do evento, a Avenida Getúlio Vargas e a rua Marechal Deodoro da Fonseca até a esquina com a rua Comendador Henrique Wanke serão interditadas. Já a rua Prefeito Frederico Hardt passará a ser mão dupla. Nessas três vias e suas transversais será proibido o estacionamento de veículos. As mudanças devem ocorrer no horário das 6h às 13h.

Os motoristas que vêm pela rua Dr. Blumenau serão direcionados para a rua Prefeito Frederico Hart, podendo também acessar a rua Rio de Janeiro para evitar possíveis congestionamentos. Quem vem da rua Marechal Floriano Peixoto e deseja acessar o bairro das Nações ou Tapajós, deverá utilizar a rua Minas Gerais ou a rua São Francisco.

Rio dos Cedros

A Prefeitura de Rio dos Cedros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convida a todos para participaram do Desfile Cívico na cidade, que irá iniciar às 10h. O trajeto inicia na Rua Dom Pedro II (do Posto Riocedrense), em direção
ao Parque de Eventos.

Benedito Novo

Em Benedito Novo, o desfile vai começar às 15h30. A concentração será às 15h, na Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida. O trajeto inicia na escola, percorrendo o Centro da cidade, até próximo à Prefeitura Municipal, e retornando até a unidade de ensino. No total, estarão participando aproximadamente 900 estudantes.