Aliemon’s de olho no transporte público de Timbó

Equipe participa pelo terceiro ano do Torneio de Robótica FLL, que tem como tema “Cidades inteligentes”

Por Aline Brehmer 06/09/2019 - 12:29 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Aliemon’s de olho no transporte público de Timbó
Na foto os técnidos do Aliemon’s, Daniel Frainer e Joacir Cuco, junto com a equipe

“O que posso fazer pela a cidade onde moro, melhorando também a vida das pessoas?”. Parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas na verdade a resposta para esse questionamento é o que tem ocupado todas as ideias e pensamentos de sete pessoas nos últimos dias.

Buscar uma forma de desenvolver um projeto moderno, e principalmente útil, é a missão do Aliemon’s, que está participando do Torneio de Robótica FLL com o tema City Shaper (Cidades Inteligentes).

Os professores Daniel Frainer e Joacir Cuco, junto aos cinco estudantes de robótica, criaram então um questionário para os timboenses. “A intenção é descobrir o que as pessoas mais querem no momento, no sentido de infraestrutura, mobilidade urbana e acessibilidade”, explica Joacir.

Um novo meio de transporte?

Uma das perguntas feitas nesse questionário é: “Se tivesse transporte público de qualidade em sua cidade, você usaria?”. Faz apenas quatro dias que essa pesquisa foi lançada, mas Joacir já adianta que 95% das pessoas responderam “sim” a essa pergunta.

A partir disso, a equipe já começou a propor ideias – nenhuma é a oficial, mas há uma em específico que gera mais ânimo entre os Aliemon’s. “Estamos, a princípio, focando nessa questão do transporte público. Surgiu então uma ideia meio mirabolante, a exemplo do que foi feito no Rio de Janeiro. Lá, criaram o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), e a ideia seria fazer algo parecido aqui interligando nossas cidades (Blumenau, Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rodeio e Ascurra)”, revela o professor.

Projeto x Execução

Joacir alerta, entretanto, que o Torneio consiste na apresentação de um projeto que vá de encontro ao tema, não exigindo que o mesmo seja aplicado na prática. “O VLT geraria menos emissão de gás poluente, maior qualidade de vida e praticidade para as pessoas. Por outro lado, o custo é bem alto, mas o que precisamos é mostrar o projeto que vamos elaborar às pessoas interessadas, como poder público e empresários, para afirmar que se trata sim de algo que casa com as necessidades das pessoas daqui”, esclarece Joacir.

O Torneio de Robótica FLL acontece em três etapas: estadual, nacional e mundial. A primeira será realizada em Jaraguá do Sul no mês que vem.

“Os Aliemon’s existem há apenas três anos e, nos últimos dois torneios que participamos, chegamos à etapa nacional, até mesmo conseguimos levar uma ideia nossa para dentro da Nasa! Queremos ir cada vez mais longe, levar o nome de Timbó e do Brasil para essa competição e é para isso que estamos trabalhando”, afirma o professor.

Para responder à enquete do grupo e auxiliar na pesquisa, basta acessar a FanPage dos Aliemon’s (www.facebook.com/osaliemons).