Parabéns, Clube de Caça e Tiro Pedro Maus!

Em comemoração aos 100 anos do Clube, será realizada uma festa neste domingo, dia 8

Por Aline Brehmer 06/09/2019 - 12:54 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Parabéns, Clube de Caça e Tiro Pedro Maus!
Parlamentares da Câmara de Vereadores de Benedito Novo se reuniram para prestar homenagem ao Clube

100 anos. A existência do Clube de Caça e Tiro Pedro Maus, em Benedito Novo, é mais longa que a da cidade em si, que completa 58 anos de emancipação em 2019.

Muitas foram as histórias vividas nesse local que hoje, mais do que nunca, agrega um imenso valor histórico e cultural de tantas gerações. Seja desenvolvendo atividades esportivas, de lazer, promovendo eventos tradicionais ou preservando de todas as formas as tradições trazidas pelos imigrantes, o Clube se consagra como um dos mais respeitados e importantes de toda a região.

Foram estas as razões que resultaram em uma digna e merecida homenagem pelo seu aniversário, celebrado nesta semana, na Câmara de Vereadores da cidade.

A solenidade reuniu o prefeito Jean Michel Grundmann; a presidente da Câmara, Marlei Beyer Floriani; o atual presidente do Clube, Alcides Zickur; um dos ex-presidentes do Clube, que permaneceu durante 27 anos no cargo, Adalberto Schreider; dentre demais vereadores, autoridades e comunidade em geral.

“É a Sociedade Cultural mais antiga de nossa cidade e o que buscamos é manter essas tradições vivas, hoje e sempre”, destaca Marlei.

O prefeito de Benedito Novo elogiou a iniciativa do legislativo e reforçou a importância da Sociedade. “Foi uma belíssima homenagem em comemoração a esses 100 anos, sem dúvida algo que fica para a história não somente de nossa cidade, mas da região também”.

Para o vereador Almir Butzke, responsável pelo requerimento que sugeria a homenagem ao Clube (o qual foi subscrito pelos demais parlamentares da Casa), “esse Clube enriquece muito nosso município e merece todas as homenagens, reconhecimento e valorização”.

O surgimento do Clube de Caça e Tiro Pedro Maus

Em 1º de setembro 1919, Pedro Maus decidiu fundar um Clube de Caça e Tiro, que leva hoje seu nome. Ele era filho de Johann Maus, um dos colonizadores da cidade.

Anos depois, entre 1944 e 1948, na época da Ditadura Militar (que proibia no Brasil o uso da língua alemã ou qualquer outra que não fosse o português), o espaço foi desativado, voltando (de forma ilegal) à ativa em 1958.

Na época o local recebeu o nome de “Cruzeiro do Sul”, e teve como presidente Jorge Schütz. Assim como ele o vice, Arthur Schmidt; o tesoureiro Erich Maus e o secretário Saldi Benthen, permaneceram na presidência até o dia 17 de janeiro de 1965, quando Erich Maus assumiu o cargo principal.

Foi somente naquele ano, através de votação, que o Clube passou a ter o nome “Pedro Maus” incluso. Além de Pedro e Erich, a sede tinha outros dois proprietários: Edmund Loch e Ervin Blaese.

Foi em 2014 que Alcides Zickur, que já era membro do Conselho Fiscal há mais de duas décadas, assumiu a presidência na Sociedade Cultural, estando até hoje à frente das ações e atividades realizadas. “Quando assumi, consegui reerguer o Clube. Agora está indo tudo bem até o momento e nossa luta é nunca deixar essa história se acabar. Estamos firmes para manter nosso legado mais vivo do que nunca”, garante.

Festa de 100 anos do Clube Pedro Maus é domingo

Local: Clube de Caça e Tiro Pedro Maus

Data: 8 de setembro (domingo)

Endereço: Rua Leopoldo Draeger, número 75 – bairro Santa Rosa

O desfile inicia às 10h, saindo do Clube. Após o término, será servido o almoço por R$ 25 e, em seguida, acontece a Tarde Dançante, animada pela banda D’Fiebes