“Sala Verde” da Escola Clara Donner vai ganhar vida

Projeto de Desenvolvimento Sustentável da APP da Escola Clara Donner é aprovado em Edital da Fundação Fritz Muller

20/09/2019 - 11:56 hs
Foto: Divulgação

Desde o ano 2005 a escola trabalha ações que ressignificam os espaços dentro e fora da escola, de forma a contribuir com a aprendizagem dos alunos e da própria comunidade.


No ano de 2013, a escola participou da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o trabalho “Nas Trilhas da Mata Atlântica”, elaborado por alunos do 8º ano, que previa a implementação de um Bosque como espaço de educação ambiental para a comunidade escolar, aproveitando o espaço atrás do ginásio da escola.


Em 2016 o bosque foi implementado através de mutirões com o Grêmio Estudantil, pais, professores e funcionários da escola. Bosque Escola Raios de Sol, foi o nome escolhido em 2017 pela turma do 9º ano, como seu legado para a escola. 


A partir da implementação do bosque, surgiu a necessidade de ter um ambiente externo para os alunos, otimizando esse espaço para pesquisas, estudos e consolidação das ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável na escola. 


Ainda em 2017, o Rotaract Club de Timbó – Pérola do Vale, procurou a escola para realizar uma parceria e colocar a ideia deste ambiente em prática. Surgiu então o projeto arquitetônico da Sala Verde, idealizado pela Roctariana Gabrielle Lenzi Vicente. 

 

Novas parcerias

Já em 2019, a Associação de Pais e Professores (APP) firmou uma parceria com a empresa de captação de recursos Ascari Assessoria, que auxiliou a APP em todo trâmite para a participação da escola neste edital.


A Sala Verde – Laboratório de Aprendizagem, é de grande relevância para os alunos, a comunidade e a instituição, pois atuará como um espaço mobilizador para o conhecimento e pesquisa para várias faixas etárias, podendo ser utilizado também para palestras, oficinas e campanhas socioambientais – não apenas para os alunos, mas também a comunidade como um todo. O Edital divulgado em junho segue diretrizes da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


“No próximo ano, vamos acompanhar de perto estes 16 projetos que, juntos, receberam R$ 116 mil para colocarem suas ideias em prática. E temos a certeza de que, muito em breve, já olharemos para cada ação contemplando bons resultados que impactarão positivamente o nosso cotidiano”, garante o diretor presidente da Fundação Fritz Müller, Everaldo Grahl.