Prestação de contas do prefeito Jean Grundmann

Nesta semana aconteceu uma tarde de capacitação na gestão pública, tendo como destaques a motivação e prestação de contas são destaques

Por Aline Brehmer 04/10/2019 - 14:45 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Cerca de 200 funcionários públicos se reuniram no Centro Evangélico Benedito- Centro para participar do encontro promovido pelo prefeito Jean Grundmann. No evento, os secretários de cada setor apresentaram as principais pautas e projetos realizados durante o ano. 


O secretário de Agricultura e Meio ambiente Marlo Neumann aprovou a inciativa da prefeitura em promover o encontro “Se um setor vai mal, todos os outros sentem. Se sabemos a situação de cada um, podemos nos ajudar e nos planejar antecipadamente para agir diante das situações”, afirma o secretário. 


Além da troca de informações entre os setores, os funcionários públicos receberam uma palestra dinâmica motivacional com o comunicador Tadeu Comerlatto, especialista em humanização do serviço público. Tadeu falou sobre mudança de hábitos, relacionamentos e falta de reconhecimento do setor público. 

 

Reputação do serviço público x papel do servidor


 O estudo global Edelman Truste Barometer realizado em 2017 revela que a confiança dos brasileiros nas instituições do país teve uma queda brusca nos últimos anos. Segundo a pesquisa, 62% da população não acredita que o sistema público seja capaz de atender às necessidades sociais e apenas 24% acredita no governo.  O dado é o pior já registrado desde o ano de 2001. 


O palestrante Tadeu Comerlatto acompanha o serviço público há mais de 35 anos, na tarde desta segunda (30) ele referiu -se ao tema para os trabalhadores beneditenses. De acordo com o comunicador é papel de todo cidadão mudar a imagem ruim que a sociedade possui em relação ao servidor público.


 “A população precisa reconhecer o trabalho do servidor público, o ser humano é movido por reconhecimento e se queremos um serviço adequado precisamos começar a valorizar os aspectos positivos e não os negativos dele”, alerta Comerlatto.


 Para o secretário de Saúde, Ronie Loewen, a palestra conseguiu atingir a essência do serviço público. “Trabalhar pelo outro, isso que o funcionário público faz. Resgatar esse valor é muito importante, apesar de nem sempre sermos reconhecidos, temos sim credibilidade”, ressalta o secretário.


 “Todos somos iguais, a sociedade coloca bordões sobre o trabalhador público, por isso, através de eventos como esse, precisamos relembrar quem somos, o que fazemos de diferente e defender o nosso papel que é fundamental para o funcionamento do país”. Destaca o prefeito do município, Jean Grundmann.