A Pérola de hoje pelos olhos de Sido Gessner

Aos seis anos, Sido celebrou o Centenário da cidade. Hoje, comemora os 150 na Pérola do Vale. Fala sobre os pontos positivos e sugere melhorias

Por Aline Brehmer 11/10/2019 - 14:32 hs
Foto: Marcelo Dias
A Pérola de hoje pelos olhos de Sido Gessner
Sido Gessner Júnior, presidente da CDL de Timbó

Aos seis anos de idade, Sido Gessner Júnior presenciou as comemorações do Centenário de Timbó. De lá para cá, muita coisa mudou – mas aquela celebração permanece intacta em seu arsenal de boas lembranças.


“A cidade se mobilizou para aquele evento. Lembro que fomos no morro do cemitério, nos fundos, e vimos aquela enorme quantidade de pessoas e veículos, é algo que ficou marcado”, relata.


Hoje, 50 anos depois, Sido diz que dentre as tantas qualidades que vê na Pérola do Vale, considera duas como principais. A primeira é a beleza do município que, em suas palavras, “é algo puxado pela administração, que vem contribuindo de forma significativa para deixar nossa cidade cada vez mais bonita”.


A segunda questão que ele menciona é a participação da comunidade nesse processo, a forma como os cidadãos cuidam dos bens públicos, deixando as ruas limpas e prezando pela qualidade de vida.


“Ao pensar nisso, vejo que moro em uma cidade maravilhosa. Mas, claro, que sempre teremos algo a melhorar e penso que nesse momento, para mim, o que mais exigiria atenção é a questão da locomoção, a questão viária”, diz.


Segundo Sido, há determinados horários na cidade em que se cria um congestionamento. “É algo que acontece até pela falta de opção de vias, o que acaba comprometendo o deslocamento das pessoas e o funcionamento do comércio, por isso vejo como necessário que se pense muito nessa questão da mobilidade urbana”, esclarece.

 

“Meu desejo é que nossa cidade mantenha suas características”, Sido


Para o empresário, não apenas Timbó como outros municípios também cresceram e ampliaram sua dinâmica – porém, ele destaca a Pérola do Vale como uma cidade promissora, com comércio desenvolvido e diversificado, possibilitando uma ampla oferta de produtos com qualidade.


“Acredito que, a partir do momento em que tivermos a conclusão da duplicação da BR-470, Timbó também será privilegiada e poderá explorar bastante o setor turístico, que considero como um grande potencial nosso”, analisa.


E diante desse grande crescimento que a cidade está tendo e que ainda deve aumentar, Sido faz um alerta. “O que mais desejo é que a Pérola do Vale mantenha suas características, sendo um lugar tranquilo, ordeiro, sem criminalidade, onde conhecemos as pessoas, onde podemos andar livremente em qualquer horário, essas questões de uma cidade do interior. Um local onde se respeitam as pessoas mais velhas, com suas tradições preservadas e dando valor à sua cultura”, justifica.

 

O legado de 2019

Participando ativamente das comemorações dos 150 anos que se estende por essa semana, Sido ressalta que 2019, sem dúvida, deixará um forte legado mpara o futuro.

“Não se deve esperar tudo do poder público, cada um deve fazer sua parte. Somente nos primeiros três dias de festa foram mais de 50 mil pessoas que passaram por aqui. Vemos as empresas brindando esse aniversário, a comunidade em festa e isso tudo é muito legal”, reflete.

Segundo ele, mesmo Timbó não sendo mais tão pacata quanto há 50 anos, muitas coisas boas foram mantidas. “O que quero deixar registrado aqui é que é um privilégio ter vivenciado duas datas tão importantes. Essa preocupação dos timboenses com o local onde vivem é algo admirável. É tão bom ouvir as pessoas falarem do orgulho que sentem de viverem aqui – e eu também sinto isso”, diz.