Ajuda para dar adeus ao cigarro

Em Rio dos Cedros estão sendo formados grupos que recebem ajuda para se livrarem do vício

25/10/2019 - 14:31 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Profissionais de Rio dos Cedros se uniram para ajudar as pessoas que são dependentes do tabagismo a se livrarem do vício. A Unidade de Saúde Cruzeiro, através da enfermeira Lidiane, em parceria com a Enfermeira Janete, desenvolveu mais um Grupo de controle do Tabagismo.


O grupo é desenvolvido a partir dos insumos oferecidos pelo Ministério da Saúde e pelo INCA – Programa Tabagismo. Neste grupo há vários pacientes que conseguiram parar de fumar e estão muito felizes com mais essa conquista.

 

Danos e risco à saúde


O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica — resultante da dependência à droga nicotina — e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, DPOC e doenças cardiovasculares. 

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças. (Fonte: Anvisa)