Que comecem os JASC!

01/11/2019 - 14:21 hs
Foto: Marcelo Dias

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) iniciam em algumas horas! São mais de 5,1 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e equipes de apoio, de 121 municípios, que estão se preparando para competir em busca do título.

“A vinda de um dos maiores eventos esportivos do país traz também vários reflexos socioeconômicos para as cidades participantes. Se contar ainda familiares que irão vir, isso dá força na área turística, as pessoas saem para conhecer e ir jantar, abastecem. É uma excelente oportunidade que Timbó, por exemplo, tem para se mostrar a todo o estado, até mesmo ao país”, analisa o diretor da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Timbó, Márcio Elísio.

No total estarão em disputa 46 troféus nos dois naipes, exceto no boxe, modalidade em exibição, o muay thai que será apresentação, além do jiu-jitsu como o primeiro ano de provisória.

Retomando um sonho de 2008

Os organizadores pretendem fazer os melhores jogos da história, já que em 2008 o “sonho foi interrompido” em razão das enchentes que atingiram o estado, mas principalmente o Médio Vale do Itajaí. Antes os três municípios tinham recebido os Jasc em 2004.

A escolha das sedes ocorreu em novembro de 2017 e um dos fatores que contribuiu na aprovação por parte do Conselho Estadual de Desportos foi que Timbó completa esse ano seus 150 anos de colonização. “Estamos em festa desde janeiro e certamente os Jogos Abertos serão mais uma vez um sucesso”, assinala o prefeito Jorge Krüger.

O presidente da FME de Timbó, Marcio Elísio, destacou que a parceria com a iniciativa privada favoreceu, já que as praças esportivas estão em perfeitas condições. Os timboenses não querem apenas aplaudir os campeões e medalhistas de outros municípios.

Por essa razão a FMD disputará os Jasc com 31 modalidades, ficando atrás apenas de Blumenau, São José, Florianópolis, Joinville, Itajaí e Chapecó. “O cerimonial de abertura será 100% com gente da terra, sem onerar os cofres públicos”.

O secretário de Esportes de Indaial, Ademir Paker, disse que até os “45 minutos do segundo tempo”, tudo estará pronto. O grande legado que os jogos deixarão será a reforma de dois ginásios de esportes. O investimento por parte do governo do Estado foi de R$ 500 mil.

A tradição de manter os locais de competição em perfeitas condições favoreceu a parte de organização dos Jasc em Pomerode. Em razão disso o presidente da FME, Arlindo Ewald, observou que não foram necessários muitos investimentos. As escolas que vão servir como alojamentos, em quase sua totalidade, possuem ar condicionado, proporcionando um conforto a mais.

Aulas suspensas

Durante o período do Jasc não haverá aula nas escolas que servirão como alojamento para as delegações visitantes.

Hino de Timbó em nova versão

A Fundação de Cultura e Turismo (FCT) de Timbó, mantendo seu cronograma de atividades alusivas ao sesquicentenário do município, lança a edição comemorativa do Hino a Timbó, numa revisão do maestro Luiz Lenzi.

No último dia 19 de julho, o Hino a Timbó completou 25 anos, com a melodia de Telmo Elias Locatelli e letra de Gelindo Sebastião Buzzi. O lançamento da nova verão do Hino a Timbó será realizado hoje, no Pavilhão de Eventos do Parque Henry Paul.

104 atletas representarão Indaial 

O município de Indaial terá um total de 104 atletas competindo em catorze modalidades esportivas durante a 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

A chegada do fogo simbólico em Indaial

A noite dessa terça-feira, dia 29, foi de grande confraternização para atletas, associações esportivas e comunidade. Indaial recebeu o Fogo Simbólico do 59º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que terá como sedes o Município e as cidades de Timbó e Pomerode no período de 1º a 10 de novembro. A cerimônia do Fogo Simbólico destaca o espírito esportivo e anuncia a chegada do maior evento do esporte catarinense.


A tocha foi recepcionada, por volta das 19h, no Portal de Entrada de Indaial, no bairro Nações e conduzida, inicialmente, por representantes do Corpo de Bombeiros Voluntários e depois por atletas que representarão Indaial nos Jasc até a Prefeitura Municipal. Neste o município terá 104 atletas competindo em catorze modalidades esportivas.


Após a tocha ter passado pelas mãos de todos os atletas indaialenses, a responsabilidade de acender a pira ficou com a premiada equipe feminina de Bolão 16 cm, que entre as conquistas foi nove vezes campeã dos Jogos Abertos.

 

Homenagens e emoção na Pérola do Vale


Os ex-atletas John Müller e Lourival Henkels e o radialista Osni Rhenius, o Duda, foram homenageados na quarta-feira à noite, na chegada do fogo simbólico do Jasc em Timbó.

Durante 3,7 quilômetros passando pelas ruas do Centro, cerca de 100 atletas de várias idades se revezaram até chegar no Pavilhão de Eventos Henry Paul, local da abertura oficial da competição, na sexta-feira às 20h. Esse ano os jogos vão reunir 121 municípios, se igualando com a edição anterior, que foi recorde na história desde a implantação das fases micro e regional.

Henkels com 77 anos ainda faz parte da equipe de tiro, na qualidade de instrutor. Inicialmente participava da prova de carabina 3 x 40, conquistando três medalhas de ouro. Ele bateu o seu próprio recorde duas vezes. Ganhou mais uma de ouro no tiro carabina de ar, modalidade implantada posteriormente.

O atirador Paulo Müller, que representou o seu pai, recebeu o fogo simbólico do prefeito Jorge Kruger, na chegada ao Pavilhão de Eventos e foi o responsável pelo acendimento da pira.

O pai de Paulo, John que é mais conhecido como Peru, jogou bolão 16 em várias edições dos Jasc e patrocinou diversas modalidades. Paulo integra a equipe de tiro carabina, armas longas. Ao longo da sua carreira ganhou 39 medalhas, das quais 16 foram individuais, sendo duas de ouro.

Delegação de Timbó é a maior da história

Com 351 atletas em 33 modalidades, Timbó terá a maior delegação de atletas da história de sua participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

"Estamos muito felizes com a quantidade e qualidade dos atletas que irão nos representar, isso só mostra o momento de crescimento que vive o nosso esporte e a diversidade de modalidades. A expectativa é grande e muito positiva para que possamos fazer bonito no JASC em casa. presidente da FME Timbó Prof. Marcio Elisio".

A participação de Timbó nos JASC

Bocha (masculino e feminino); bolão 16 (masculino); bolão 23 (masculino e feminino); caratê (masculino e feminino); ciclismo (masculino e feminino); futsal (feminino); ginástica rítmica (masculino e feminino); handebol (feminino); jiu-jitsu (masculino e feminino); punhobol; remo; tênis (masculino); tênis de mesa (masculino e feminino); tiros (armas longas, armas longas e ao prato); vôlei de praia (masculino e feminino); voleibol (masculino); e xadrez (masculino e feminino).

A participação de Pomerode nos JASC

Atletismo (masculino e feminino); bolão 16 (f); bolão 23 (feminino); ciclismo (masculino e feminino); futebol (feminino); futsal (masculino); jiu-jitsu (masculino);  punhobol; tênis (masculino); tiros (armas longas, armas curtas, trap double, trap americano; carabina apoiada, pistola 25 metros); triathlon (masculino); vôlei de praia (masculino e feminino); voleibol (feminino); e xadrez (masculino).

A participação de Indaial nos JASC

Atletismo (masculino e feminino); bolão 16 (masculino e feminino); caratê; ciclismo (masculino e feminino); ginástica rítmica); natação (masculino e feminino); remo; tênis (masculino); tênis de mesa (masculino e feminino); tiros (armas longas e double); triathlon (masculino); vôlei de praia (feminino); e xadrez (masculino e feminino).

As grandes atrações de Timbó nos jogos

 Anny Caroline de Bassi


Irá participar nos 100 e 200 metros rasos. É tricampeã dos JASC (recordista nos 100 metros)

Rodrigo Pereira do Nascimento


É velocista brasileiro. Já ganhou uma medalha de ouro no revezamento 4 × 100 metros no IAAF World Relays de 2019, além de várias medalhas no nível continental.

Bagio e Alessandra Picagevicz


Os atletas olímpicos timboenses José Alessandro Bernardo Bagio (representou o Brasil em três Olimpíadas: na Grécia, em 2004; em Sidney, em 2008 e no Rio de Janeiro, em 2016. Bagio já foi por várias vezes campeão dos JASC no atletismo) e Alessandra Picagevicz (Campeã dez vezes dos JASC no atletismo (prova de marcha atlética. Foi a primeira mulher brasileira a representar o Brasil em uma Olimpíada na Marcha Atlética, que aconteceu na Grécia, em 2004) estarão disputando os JASC.