Atenção: perigo na estrada!

Zoo Pomerode realiza atividades com o intuito de alertar os visitantes sobre o cuidado com os animais na estrada

14/11/2019 - 14:32 hs
Foto: Divulgação/Internet

Com o verão e as férias se aproximando, as rodovias do Brasil ficam cada vez mais movimentadas. Seja uma viagem durante a noite ou de dia, a atenção no trânsito deve ser constante.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), no Brasil são atropelados 15 animais selvagens por segundo, chegando a 475 milhões anualmente. Para evitar índices como este o Zoo Pomerode, está promovendo até neste domingo, dia 17, as ações do Dia Nacional de Urubuzar

Durante esse período, zoológicos e outras instituições de conservação da biodiversidade do país se mobilizam para conscientizar os visitantes sobre o cuidado nas estradas.

No Zoo Pomerode, uma das ações realizadas é uma blitz educativa, na qual foram espalhadas oito placas de trânsito ao longo de um trajeto, com o objetivo de conscientizar os “motoristas” sobre a possibilidade da travessia de um animal na pista.

Aplicativo

Para ajudar a monitorar esta situação, um programa chamado Sistema Urubu foi lançado em 2014. Nos cinco anos de funcionamento o aplicativo já reuniu mais de 25 mil pessoas e acumula 100 mil registros de atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras. No dia 15 de novembro deste ano será lançada uma segunda plataforma denominada U-Safe com mais funcionalidades para garantir a segurança viária.

Priscila Weber Maciel, bióloga do Zoo Pomerode, comenta que um dos principais fatores para os atropelamentos é a perda de habitat desses animais. “O homem está invadindo cada vez mais o espaço que antes pertencia a vida selvagem. Por isso, eles acabam se arriscando ao cruzar as pistas em busca de abrigo e de alimento. Cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, tatu, tamanduá-bandeira e capivara são as principais vítimas”, diz. 

O Zoo Pomerode, o maior de Santa Catarina, é aberto diariamente (inclusive nos feriados e fins de semana). Entre o dia 1º de novembro de 2019 e 31 de março de 2020 funciona das 8h às 19h, na Rua Hermann Weege, 180, Centro. (Fonte: Assessoria Melz)