Entenda o que vai mudar no trânsito do Centro de Timbó

Prefeitura promove ações para dar mais fluidez ao tráfego timboense

19/11/2019 - 09:09 hs
Foto: Bárbara Corrêa

As ações em prol de melhorar a fluidez do tráfego timboense, especialmente com o objetivo de aliviar o trânsito de veículos pesados da região central do município, passarão por mais um momento importante a partir desta segunda-feira, 18. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, serão iniciados os trabalhos de colocação das placas indicativas para a Rota de Caminhões dentro de Timbó.

Durante a semana, a comunidade vai perceber a construção de novos canteiros delimitadores, pinturas indicativas e as próprias placas que, a partir de então, apresentam aos motoristas de veículos pesados os acessos que deverão tomar para entradas ou saídas da cidade, bem como, para acessar ou vir de município vizinhos.

As ferramentas indicativas fazem parte do conjunto de obras já desenvolvidas pela Administração Municipal em prol da fluidez do trânsito na cidade, a exemplo da construção das quatro rotatórias, da ponte entre os bairros Dona Clara e Padre Martinho Stein, da pavimentação de vias que compõem o anel viário externo para a rota de caminhões, além de sinalizações e benfeitorias que podem ser notadas na região central de Timbó também.

As melhorias do trânsito já vinham sendo estudadas pela Secretaria de Planejamento conforme afirma o secretário da pasta, Moacyr Cristofolini Júnior, e também passaram a ser priorizadas por indicação do Ministério Público em função da instalação da Cooper.

“Quando uma empresa como a Cooper procura o município para se instalar, é necessário realizar um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), e um dos pontos cruciais nesse caso era o trânsito. Assim tomamos as medidas necessárias para favorecer o motorista que circula em Timbó e atender às exigências legais do Ministério Público", explicou o secretário.

Como farão os motoristas

Para os motoristas de cargas que vêm de Benedito Novo, sentido a Timbó, pela SC-477, deverão convergir na ponte de Dona Clara para acessar a SC-110 e assim, seguir para Rodeio, caso seja esse seu destino, ou se for em direção à BR-470, deverá utilizar o contorno viário pela rua Araponguinhas até a rotatória com a SC-477 novamente.

Caso o objetivo seja seguir para Rio dos Cedros ou Pomerode, após esse mesmo trajeto, o motorista contorna a rotatória na Araponguinhas, segue pela rua Kurt Benecke, sobe a rua Fritz Lorenz até a Pomeranos e se encaminha para o destino via SC-110, acessando Rio dos Cedros pelo trevo no bairro Santo Antônio ou seguindo para Pomerode.

Para quem está vindo de Rio dos Cedros via SC-417, segue na Avenida Aristiliano Ramos, entra à direita na Ruy Barbosa (SC-477) e faz o mesmo trajeto de saída da cidade via ponte Dona Clara, ou segue caminho a Benedito Novo.

A única rota que ainda fará uma intervenção pequena dentro da cidade será para veículos que vêm de Pomerode via rua Pomeranos, que então devem cruzar pela rua Frederico Eduardo Mayr, pegar a Rua Bolívia, Rua Indaial sentido Fritz Lorenz e assim seguir conforme as placas indicativas para o contorno externo.

Área Central

Na área central os timboenses vão se deparar com algumas alterações que vão reduzir os pequenos congestionamentos e a lentidão em dois pontos da cidade. A Rua Manaus – quadra da T2 Academia – e a Rua Wilhelm Butzke – Delegacia de Polícia – serão convertidas em “mão inglesa”, de maneira que favorece o fluxo de veículos que estão tanto na Avenida Getúlio Vargas quanto na Sete de Setembro.

Para o melhor funcionamento dessa medida, passará a ser proibido o cruzamento direto da rua Ruy Barbosa para a Manaus, assim como da Wilhelm Butzke em direção à Cravil.