Escola Giovani Trentini: a única com o novo ensino médio

A partir de 2020, a escola irá colocar em prática a nova metodologia de ensino da Secretaria de Educação do Estado

Por Aline Brehmer 22/11/2019 - 15:06 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Escola Giovani Trentini: a única com o novo ensino médio
Reunião técnica do Novo Ensino Médio em Florianópolis 12 e 13/11. David de Souza João (Diretor Geral

É oficial: a partir de 2020, a Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini, de Rio dos Cedros, será a única das cidades da região a ter o Novo Ensino Médio – projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado.

O diretor geral da instituição, David de Souza João, explica que a escola foi considerada apta a participar do teste ainda no fim do ano passado. “Devido à nossa nova sede que conta agora com ensino médio inovador, métodos inovadores, laboratórios e uma ampla estrutura, fomos a única escola da nossa regional que pode participar no momento”, explica.

Formação com dois diplomas?

A nova metodologia será apresentada para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que irão vivenciar diferentes métodos de ensino e podendo até mesmo sair da escola com dois diplomas: do ensino médio e também do ensino profissionalizante.

“Durante 2019 houve a preparação dos professores e todo o corpo docente, principalmente devido às novas disciplinas que irão surgir, como a “Projeto de Vida”, que busca fugir da ideia que basta “apenas” escolher uma carreira futura. Através dela, procuramos estar elaborando um percurso formativo no qual o aluno poderá fazer sua própria escolha”, explica David.

Seria justamente através dessa “escolha” que o estudante poderia iniciar estudos mais aprofundados, auxiliando sua colocação no mercado de trabalho. Segundo o diretor da escola, está sendo firmada uma parceria com um Centro de Ensino Técnico – mas que não foi oficializada até o momento.

“Não sabemos exatamente como isso irá acontecer na prática, são os “detalhes” que estamos alinhando até o fim deste ano. Mas é certo dizer que o novo ensino médio é um caminho sem volta”, garante o diretor.

Protagonistas da própria história

Esses novos moldes, que serão aplicados em outras 119 escolas do estado através do projeto piloto, têm como intenção, explica David, “fazer com que o aluno seja cada vez mais protagonista da sua própria história, podendo trilhar os caminhos que ele mesmo escolheu para sua vida”.

A intenção é que até 2023 todas as escolas da rede estadual estejam aplicando o novo ensino em sua grade curricular. “Nem todos sabem, ou mesmo se importam, mas a verdade é que hoje a taxa de desistência dos jovens no ensino médio é assustadora. A metodologia realmente precisava ser reformulada e, dentro disso, acreditamos estar participando de um momento histórico”, analisa David.

Para ele, todas essas novidades devem dar uma nova perspectiva aos estudantes, evitando que eles larguem a escola. “Sempre falamos que o sucesso escolar tem quatro eixos: 25% é a escola, 25% é a família, 25% é o aluno e os outros 25% a rede estadual de ensino. A partir do ano que vem, vejo que estaremos oferecendo um trabalho melhor à comunidade escolar. Claro que isso depende de outros fatores, mas é um ótimo começo. Estamos muito otimistas”, garante o diretor.