Pedágio pela Antonella acontece amanhã em Timbó

Das 8h ao meio-dia, voluntários estarão em quatro pontos da cidade pedindo auxílio à comunidade para salvar a vida da menina Antonella, que tem AME

Por Aline Brehmer 06/12/2019 - 13:58 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Amanhã, dia 7, algumas ruas de Timbó estarão mais movimentadas – por uma causa mais do que nobre. Em quatro pontos do município, das 8h ao meio-dia, voluntários estarão literalmente vestindo a camisa pela menina Antonella Garcia Cunha Moro, que tem menos de dois anos e, em 2019, foi diagnosticada com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME).

Se trata de uma doença neurodegenerativa com predominância genética, que se dá pela alteração de um gene dos pais e atinge uma a cada 10 mil crianças no mundo. Infelizmente, a blumenauense Antonella é uma das vítimas dessa condição.

Sem conseguir sustentar o próprio corpo, ela precisa de atenção redobrada 24h. Após o caso ser divulgado pelos pais da menina, uma corrente de solidariedade, empatia e amor se manifestou.

Há chance de sobreviver

A divulgação se fez necessária devido ao fato de que existe uma possível chance de cura para Antonella. Se trata de um remédio chamado Zolgensma, de uma única dose – e que custa R$ 9 milhões.

Mas esse valor não assustou esses pais; pelo contrário – eles se viram ainda mais fortes diante da situação, buscando todas as formas de ajuda possíveis para seu bebê, afinal, caso ela não tome esse medicamento, o risco de óbito é eminente.

E essa determinação fez a diferença. Nesta semana, a família alcançou o valor R$ 5 milhões, mas o tempo para conseguir os outros 4 está contado. “Essa é a medicação que salva a vida da Antonella. Porém, é preciso que ela seja aplicada antes de a menina completar dois anos, e ela já tem um ano e seis meses. Estudos comprovam que 15 dias após a aplicação dessa dose única, já é possível ver os primeiros resultados. Claro que ela ainda precisará de ajuda, fisioterapia, já que ela não tem nenhum movimento agora e precisa aprender. Mas a preocupação é que ela tenha essa chance e sobreviva”, explica Mariele Juliana Fiamoncini Leitzke, que está à frente da organização do pedágio em Timbó.

Os anjos de Antonella

Em um vídeo divulgado recentemente pelos pais de Antonella, é possível acompanhar uma breve parte de como é a rotina da família. Até mesmo para respirar, ela precisa de ajuda e cuidados.

“É de doer o coração assistir e vivenciar uma criança passando por isso tudo. Por essa razão estamos fazendo o que está ao nosso alcance para ajudar”, destaca Mariele. Ela explica que a ideia do pedágio em Timbó surgiu junto a outras pessoas que buscam meios de ajudar a família. Em pouco tempo, muitos outros voluntários (os anjos de Antonella, como ela chama) se colocaram à disposição para ajudar nesta ação.

“Fui em busca das autorizações necessárias para realizar o pedágio, e consegui. Como voluntária também, o que posso garantir é que todos os dias é possível sentir ainda mais amor e gratidão ao se ver rodeado de pessoas do bem, que abraçam uma causa tão nobre quanto essa”, garante Mariele.

A equipe de voluntários em Timbó neste fim de semana já está formada. “A mensagem que deixo é: pratique a empatia! E se fosse com você? Não faria de tudo para salvar a vida do seu filho? Você tem a chance de salvar uma vida e a Antonella é uma guerreira! Hoje a rotina é difícil e dolorosa, cheia de cuidados. Ela ainda não teve a oportunidade de aprender e sentar, brincar com seus amigos, dar seus primeiros passos. A oportunidade para ela sobreviver depende de cada um de nós, por isso convido todos a abraçarem essa causa”, reforça

Pontos do pedágio em Timbó

Em frente à Thapyoka;

Em frente à Praça Central;

No semáforo da rua Indaial/Blumenau;

No final da rua Japão (bairro Nações).