Fique atento aos sinais da sua pele!

Dermatologista Cíntia Prolo faz alerta sobre o câncer de pele

06/12/2019 - 14:42 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Fique atento aos sinais da sua pele!
Dra. Cíntia Prolo (CRM-SC 20.887, médica dermatologista e internista, RQE 15.445 e 14.027)

Este mês é dedicado ao alerta de prevenção ao câncer de pele.  A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com entidades públicas e privadas, promove uma ação social de conscientização sobre a doença – o Dezembro Laranja.

Neste ano, a campanha promove um mutirão de atendimentos gratuitos no sábado, dia 7, em todo o Brasil. O câncer de pele é o tumor maligno mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. Aproximadamente 25% de todos os diagnósticos de câncer são os relacionados com a pele. Estes números são preocupantes, por isto nós, dermatologistas, estamos alertando a população através desta campanha nacional e, também, intensificando as medidas de prevenção na nossa pratica diária.

Os principais tipos são o carcinoma basocelular e espinocelular, que juntos correspondem a 90% de todos os cânceres de pele. O menos comum é o melanoma, um dos tumores mais agressivos da pele.  São causados principalmente pela exposição excessiva e prolongada ao sol e, se não forem diagnosticados precocemente, podem se tornar um grave problema, podendo ocasionar deformidades estéticas, invasão a outros tecidos e órgãos, e até mesmo o óbito.

Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, prevenir-se e buscar diagnóstico e tratamento rapidamente são atitudes imprescindíveis. Observe e cuide a sua pele!

Sintomas

- Manchas que podem descamar, arder, coçar ou sangrar;

- Pintas, sinais ou manchas, assimétricas, de bordas irregulares, com mais de uma cor, maior de 6 mm, uma mudança rápida no tamanho, forma, cor ou espessura;

- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Como prevenir o câncer de pele?

A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol durante todo o ano, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.

Atualmente, estão disponíveis no mercado roupas e acessórios com proteção UV, que dão maior proteção contra os raios solares. O uso de filtro solar com fator de proteção solar mínimo de (FPS) 30, contra as radiações UVA e UVB, é fundamental principalmente quando a exposição ao sol é inevitável. Deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados e frios.

O maior erro está na quantidade de protetor solar que as pessoas passam porque, geralmente, aplicam menos do que precisam. Ele deve ser aplicado uniformemente na pele, 20 a 30 minutos antes da exposição solar.  No rosto, o ideal é passar o equivalente a uma colher de chá. No restante do corpo, o ideal é o equivalente a 3 colheres de sopa de filtro solar. Quem está exposto ao sol deve reaplicar a cada duas horas, após mergulho em água ou suor excessivo.

Fique atento aos sinais da sua pele! Qualquer lesão suspeita busque ajuda médica. Um diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Contatos

Timbó – Clínica Vale Europeu (47) 3380-3610.

Pomerode – Hospital e Maternidade Rio do Testo (47) 3395-3892.  Ou ainda ligue para o número (47) 3380-4911 ou entre em contato pelo WhatsApp (47) 99110-1499.