Benedito comemora as conquistas de 2019

Saúde foi o principal foco das ações do Executivo neste ano

13/12/2019 - 11:26 hs
Foto: Andréa Müller

O ano passou voando, mas foi de muitas realizações para o prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, e toda sua equipe. Trabalhos que geraram reflexos positivos para a comunidade, a começar por uma das mais recentes e comemoradas novidades: o horário estendido de atendimento do Hospital São Benedito.

A instituição passou a atender aos fins de semana, desde o dia 16 de novembro das 10h às 22h. A mudança facilita a logística do morador do município. A ampliação foi realizada em parceria com a Cooperativa de Energia Elétrica de Santa Maria (Ceesam), oficializada através de um ato simbólico, que foi a entrega de chave do hospital (momento registrado na capa de nossa edição).

Um basta à violência

No setor de saúde, diversas ações favoreceram os pacientes de Benedito Novo. A prefeitura por meio das secretarias de saúde e assistência social sob a coordenação da assistente social, Joelma Bonatti, criou o programa “Basta Violência” para capacitar profissionais que atuam na prevenção e solução de problemas relacionados à violência no município.

O projeto inclui os setores de; Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho   Tutelar, Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital; Conselhos Municipais; Ministério Público;

O projeto foi criado em 2018 pela assistente social, Joelma Bonatti, desde então já ocorreram diversas ações contra a violência. Também foram realizados encontros de formação e informação sobre a temática e uma audiência pública para demonstração dos fluxos.




Destaque no Brasil

Através da secretaria de Saúde, a prefeitura implantou a qualificação de licitações para a compra de materiais do setor. A ação ocorreu devido aos problemas com as empresas que entregavam produtos inferiores aos acordados em contrato. O acompanhamento do processo e pedidos de amostra, serviram para desclassificar empresas que não se adequavam aos requisitos.

Com a aplicação da medida, as empresas incapacitadas ou mal-intencionadas também foram afastadas dos processos de licitação. As unidades de saúde passaram a adquirir materiais de qualidade, o que reduziu o desperdício e a necessidade de compras diretas.

A experiência do município foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde e publicadas no Catalogo de Experiencias Exitosas 2018. A iniciativa também foi apresentada pela Coordenadora de Atenção Básica, Alexandra Storti, no movimento “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, em Belém do Pará no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em 2018. A Mostra Brasil é uma ação criada em 2003 pelo Conasems para incentivar o compartilhamento de experiências dos municípios brasileiros.