“Quero ser prefeito de Timbó”, Fabricio Dalcastagné

O vereador afirmou sua pré-candidatura ao cargo, independente do partido onde esteja

13/12/2019 - 11:51 hs
Foto: Rafael David

Nesta semana, o vereador Fabricio Dalcastagné afirmou que é pré-candidato a prefeito de Timbó. Segundo ele, “o trabalho do vereador acaba se tornando muito limitado em relação a ações que ele gostaria de tornar realidade. Não podemos interferir na funcionabilidade no Executivo. Apenas podemos criar Projetos de Lei, que se sancionados pelo Prefeito, aí sim podem acontecer na prática. Por isso muitas pessoas nos cobram coisas que não podemos resolver”, disse.

Ano de mudanças

Segundo o parlamentar, 2019 foi um ano de muitas mudanças no cenário político. “Algumas articulações internas no legislativo acabam não possibilitando discussões maiores em relação a projetos. Percebemos a influência das vontades do Executivo na hora da votação dos projetos. Apesar de discutirmos muito bem cada projeto que aparece. Não voto contra somente porque sou oposição. Penso no que é melhor para a comunidade. Se o projeto beneficia a maioria e está em sua legalidade, não tenho motivos para não aprovar. Agora, quando eu percebo que algo está errado ou me parece politicagem, aí eu questiono. Estamos aqui para fiscalizar”, analisa.

Ele afirma que votou a favor da maioria dos projetos, pois sempre buscou explicações, que foram sanadas pelo Executivo. “Toda lei que vem para a câmara que o Executivo envia, nós vamos analisá-la”, disse.

O arrependimento de Fabricio

Para Fabricio, existe apenas um projeto que ele diz se arrepender de ter votado a favor, o Projeto da mudança da Taxa de água, que antes se pagava no IPTU e agora é pago junto à tarifa de água.

“Muitas pessoas relatam que hoje pagam mais de taxa de lixo do que pagavam antes. O que falaram aos vereadores é que não isso não iria acontecer. “Acho que faltou uma explanação maior. O comércio foi muito lesado. No geral os projetos são muito bem discutidos. Na semana passada ficamos mais de três horas discutindo sobe o Samae. Agora as reuniões de comissão da Câmara são transmitidas através da internet pelo site”, disse Dalcastagné.

A atual gestão, segundo Fabricio

Segundo o vereador, a gestão atual é de um bom governo, porém ele diz ver situações que precisam melhorar. “Precisamos resgatar a excelência que tínhamos em educação, saúde e segurança pública, que hoje estamos deixando a desejar. Um dos meus grandes desejos é justamente contar mais com a participação da comunidade nas decisões do legislativo e executivo. Eu acredito que juntos podemos fazer uma cidade ainda melhor”, disse Fabricio.

Promessa

Para 2020, Fabricio afirma que não vai ser candidato à Presidência da Câmara, até porque, segundo ele, “certamente será alguém de confiança do Prefeito”.

“Tenho duas grandes vontades para 2020: como vereador, que possamos discutir e encontrar uma solução para a dívida do TimboPrev, que está muito alta e que preocupa muito. Chega de empurrar essa situação com a barriga. E a outra é que a Câmara possa caminhar sozinha, sem tanta influência do Executivo. Deixo claro também a minha vontade de ser prefeito da cidade e que sou pré-candidato a prefeito, seja no partido que eu estiver. Acredito que hoje votamos mais em pessoas do que em partidos”, anunciou. (Com informações de Rádio Cultura)