Aliemon's elaboram uma solução para ampliar o transporte público em Timbó

Projeto rendeu a eles o segundo lugar no Champion’s Award

Por Aline Brehmer 17/02/2020 - 10:35 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

“Falta de transporte público”. A frase, que reflete uma difícil realidade para muitos moradores (inclusive de Timbó), é também o título do projeto elaborado pelos Aliemon’s e que concedeu ao grupo, pela primeira vez, um prêmio do Champion’s Award.

Obtendo a segunda colocação (entre 37 equipes) nessa competição, a turma garantiu sua vaga para a Etapa Nacional, que acontece do dia 6 a 8 de março em São Paulo. “Já fomos para a fase nacional outras vezes, mas nunca com essa classificação, o que nos enche de esperança e motivação”, compartilha o professor Joacir Cuco.

Ao lado de Daniel Frainer, ele completa a dupla de técnicos que coordena o trabalho de cinco estudantes, que são: Camile Yasmin Cuco, Gustavo Henrique Cuco, Hurian Gustavo Zanatta, Thiago Henrique Nones e Yasmin Larissa Pacheco.

Dificuldade que se transformou em projeto

Segundo Cuco, a ideia de trabalhar com esse tema surgiu depois que um dos outros técnicos do projeto, que reside no bairro Vila Germer, em Timbó, comentou sobre a dificuldade de locomoção que tinha com o transporte público, já que havia um ônibus que saía às 9h em direção ao Centro, mas não tinha outro para voltar do trabalho.

“Há 17 bairros em nossa cidade hoje e apenas três ônibus para atender à comunidade escolar, idosos e demais moradores. O que fizemos então foi uma pesquisa nas redes sociais para saber se a comunidade usaria o transporte público caso ele estivesse disponível. Conforme havíamos suspeitado, 86,60% disseram que sim”, explica o professor.

Com esses dados em mãos, os Aliemon’s foram até na prefeitura para conversar a respeito da situação. Lá, foram informados que os custos para manter os ônibus em funcionamento são muito altos — e foi ali que uma ideia surgiu.

“Nossa solução, conforme explicamos no projeto, seria transformar os ônibus do diesel para uso do biogás, o que iria gerar uma economia de 20%, um dinheiro que poderia ser revertido na compra de outros ônibus, aumentando as linhas de transporte. Inclusive, importante mencionar que existe um projeto para geração deste biogás no Aterro Sanitário”, esclarece Cuco.

Contagem regressiva

Faltando menos de 20 dias para apresentarem o projeto na Etapa Nacional, a turma chegou cheia de vontade e inovações neste ano. Segundo o professor, os treinos são diários — de quatro a seis horas — para conseguir chegar a esse resultado.

“O fato de termos chego até aqui, com essa colocação, já é motivo de muito orgulho. Nós agradecemos a cada um da equipe pela dedicação e esforço; aos pais, que sempre nos apoiaram e incentivaram no que fosse preciso e, també, à comunidade, que colaborou com nossa pesquisa”, agradecem os técnicos.

Grupo busca recursos

Ao mesmo tempo em que se preparam para o próximo desafio, os Aliemon’s buscam driblar outra situação: a falta de recursos. E é por isso que Cuco deixa um pedido aos empresários de Timbó e região.

“Para levar a equipe até SP teremos algumas despesas, por isso, estamos já atrás de recursos para fazer isso acontecer. As empresas que puderem ajudar no custo da viagem terão sua logomarca estampada em nosso uniforme, além, claro, de estar representando Timbó conosco nesse importante evento”, garante.

Ele deixa seu telefone e WhatsApp à disposição para quem puder auxiliar: (47) 99626-2468.